
Dick é autor do conto que inspirou o filme Blade Runner. Foto: Reprodução
A Editora Aleph traz ao Brasil o livro Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick, uma coletânea de contos com os sete textos originais que inspiraram roteiros de filmes. O preço sugirido é de R$ 49,00.
Conforme a editora, a publicação é exclusiva para o Brasil. Com 304 páginas, o livro foi traduzido por Ludimila Hashimoto.
Dick é autor de livros e contos que inspiraram filmes como Blade Runner – O Caçador de Androides (1982), O Vingador do Futuro (1990 e 2012) e Minority Report – A Nova Lei (2002).
Os sete textos originais da coletânea e que inspiraram os roteiros de filmes são:
- Lembramos para você a preço de atacado (We can remember it for you wholesale): publicado em 1966, o conto deu origem ao filme O Vingador do Futuro (Total Recall), cuja primeira versão, rodada em 1990, foi dirigida pelo cineasta holandês Paul Verhoeven. O remake do filme, com lançamento previsto no Brasil para 17 de agosto de 2012, é dirigido pelo norte-americano Len Wiseman. O papel do protagonista, vivido por Arnold Schwarzenegger nos anos 90, coube ao ator irlandês Colin Farrell na versão mais rece nte.
- Segunda Variedade (Second variety): lançado em 1995, o filme Screamers – Assassinos Cibernéticos (Screamers), com roteiro foi baseado nesse conto de 1953, tem direção do canadense Christian Duguay (A Cilada). Conhecido por ter interpretado o policial biônico de RoboCop – O Policial do Futuro e RoboCop 2.
- Impostor (Impostor): lançado em 2001, o filme foi inspirado no conto homônimo, publicado em 1953. A versão do cinema foi dirigido pelo norte-americano Gary Fleder.
- O Relatório Minoritário (The minority report): inspirado nesse conto de 1956, Minority Report – A Nova Lei (Minority Report) foi lançado em 2002 e tornou-se uma das mais bem-sucedidas adaptações da obra de Philip K. Dick para o cinema. Estrelado por Tom Cruise, o filme traz a assinatura do diretor Steven Spielberg.
- O Pagamento (Paycheck): o filme estreou nos cinemas em 2003 sob a direção de John Woo, cineasta chinês radicado nos Estados Unidos. Baseado no conto homônimo de 1953, o longa é protagonizado pelo ator norte-americano Ben Affleck.
- O Homem Dourado (The golden man): conto de 1954 que inspirou o filme O Vidente (Next), lançado em 2007 e dirigido pelo neozelandês Lee Tamahori (007 – Um Novo Dia Para Morrer, No Limite).
- Equipe de Ajuste (Adjustment team): escrito em 1954, o conto deu origem a Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau), que marcou a estreia do norte-americano George Nolfi na direção.