
A ZigBee Alliance acaba de lançar a linguagem Dotdot. Foto: Divulgação.
A ZigBee Alliance, que reúne mais de 400 empresas que produzem aparelhos com o protocolo wireless ZigBee, acaba de lançar a Dotdot, sua proposta de linguagem universal para internet das coisas (IoT).
O grupo ZigBee conta com membros como Huawei, Philips, Midea, Schneider Electric, GE e ARM.
Embora o ZigBee seja mais conhecido como um protocolo aberto de comunicações sem fio usado em muitos produtos domésticos de IoT, a Dotdot pode ser usada com qualquer tecnologia wireless, explica o Computerworld.
A linguagem define como os dispositivos informam uns aos outros o que eles são e o que eles podem fazer. A tecnologia é importante para garantir que diferentes objetos inteligentes trabalhem em conjunto.
No ambiente residencial, é preciso que diferentes objetos se entendam para que, por exemplo, uma nova luminária se acenda automaticamente sempre que a porta da frente for aberta.
Existem outras linguagens (camadas de aplicação) interessadas em se tornarem a mais usada do mercado.
A Dotdot é baseada no ZCL (ZigBee Cluster Library), já usado pelos produtos fabricados pelas empresas da aliança ZigBee. O grupo já estendeu a ZCL para trabalhar em dispositivos usando o protocolo de rede wireless Thread, que usa uma tecnologia de rádio semelhante à ZigBee.
Agora, a Aliança diz que dispositivos em outros tipos de redes IP (Internet Protocol) também podem usar ZCL, que está sendo rebatizada de Dotdot.
Enquanto isso, outras especificações destinadas a unificar IoT estão a caminho. A Open Connectivity Foundation (OCF), fundada no ano passado e recentemente fundida com a AllSeen Alliance, afirma que tem o apoio de gigantes como Intel, Qualcomm, Microsoft e Samsung e será capaz de fazer da OCF a camada de aplicação comum para o IoT.