PRODUÇÃO

Alpargatas simplifica cadeia de suprimentos com Infios

Projeto focado em mixing center na Paraíba foi entregue pela antiga Körber.

 

12 de setembro de 2025 - 08:29
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Alpargatas, dona de marcas de calçados como Havaianas e Osklen, adotou um conjunto de soluções da Infios para agilizar as coisas no seu “mixing center” localizado em Campina Grande, na Paraíba.

Um “mixing center” é uma espécie de centro de distribuição que recebe produtos e os despacha rapidamente, trabalhando sem estoque. No caso da estrutura pernambucana da Alpargatas os produtos vêm de três fábricas do Nordeste.

Como dá para imaginar, velocidade é tudo numa operação desse tipo. 

A iniciativa inclui tecnologias de gerenciamento de armazém (WMS, na sigla em inglês), gamificação, gestão de trabalho e Slotting.IQ, que já estão em fase de implementação, a fim de trazer mais eficiência e simplificação, com ganho de produtividade.

Todas as tecnologias são da Infios, uma joint venture formada pela Körber AG, uma multinacional alemã de tecnologia para logística, e KKR, um grande fundo internacional, com foco em supply chain.

A ideia é que os sistemas operem de forma independente, mas que também tragam mais eficiência quando integrados. A intenção é tornar os pedidos mais customizados, especialmente em remessas para fora do país.

Fundada em 1907, a Alpargatas comercializa seus produtos em mais de 130 países e atua diretamente em mais de 20 países. A companhia tem seis unidades fabris no Brasil e mais de 10 mil colaboradores em todo o mundo.

Hoje, mais de 150 milhões de brasileiros compram pelo menos um par de Havaianas a cada ano. 

Presente em mais de 70 países e atendendo mais de 5 mil clientes, a Infios é líder global em execução de cadeias de suprimentos, com um portfólio de soluções flexíveis que ajudam negócios de todos os portes a simplificar operações, otimizar a eficiência e gerar impactos mensuráveis.