INDÚSTRIA

Alpino implementa EDI da Sawluz

Metalúrgica reduziu em até 40% o tempo de ciclo de pedidos e integrou novos parceiros com até 50% mais agilidade.

10 de fevereiro de 2026 - 12:11
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Alpino, metalúrgica focada no fornecimento de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade, implementou a SWPaaS, plataforma de intercâmbio eletrônico de dados (EDI, na sigla em inglês) da Sawluz, hospedada na nuvem da AWS.

Anteriormente, a companhia utilizava um modelo legado de EDI que possuía restrições de custos e recursos, ficando limitado após a integração de poucos parceiros comerciais.

Já a ferramenta da Sawluz proporcionou comunicação entre fornecedores da cadeia de suprimentos por meio da troca eletrônica segura e padronizada de documentos comerciais, como faturas, pedidos e notas fiscais, agilizando e integrando as informações logísticas, de produção e vendas entre parceiros de negócios.

Segundo a empresa, a plataforma também possibilitou o envio de notificações aos usuários e parceiros a partir do tráfego de documentos enviados e recebidos no sistema, facilitando a gestão e conferindo maior eficiência e celeridade aos processos.

Outros diferenciais são a autonomia para a organização dos processos EDI, criação de um superusuário, oferta de um portal customizável, possibilitando a ampliação do EDI para todo e qualquer parceiro comercial, e dashboards com informações gerenciais para a tomada de decisão no formato em que o usuário desejar.

O projeto inclui ainda a adoção do Portal Externo, solução que permite digitalizar fornecedores que não possuíam integração via rede de valor agregado (VAN, na sigla em inglês).

"Decidimos implementar o portal para assegurar a padronização e automação da troca de informações sem depender de processos manuais. Isso agiliza respostas e fortalece o relacionamento com nossos parceiros", explica Maikon Santos, responsável pela área de TI da Alpino.

Com um volume mensal de cerca de 22 mil arquivos EDI e 500 notas fiscais, a centralização dos dados da Alpino gerou impactos imediatos nos indicadores de performance. 

A metalúrgica reduziu em 60% as falhas de digitação e retrabalho, diminuiu em até 40% o tempo de ciclo de pedidos e integrou novos parceiros com até 50% mais agilidade.

Com ela, a Alpino eliminou a dependência de infraestrutura local e integrações rígidas, garantindo maior flexibilidade e rapidez na inclusão de novos fornecedores.

A solução contribuiu para a melhoria do faturamento, da gestão de estoques e do processo produtivo, reduzindo divergências em pedidos e notas fiscais, acelerando o faturamento e diminuindo rupturas ou excessos de estoque.

"A mensageria assegurou controle de status, monitoramento e histórico dos envios e recebimentos. Isso garante uma troca automática, confiável e rastreável de informações, aumentando a estabilidade operacional", complementa Santos.

Localizada em Jundiaí, São Paulo, a Alpino é uma indústria metalúrgica que atua nos segmentos automotivo, agrícola e construção civil, fornecendo para marcas globais como Volvo, Mercedes-Benz, Scania, DAF, Stellantis, Caterpillar, John Deere, CNH e AGCO. Atualmente, a empresa emprega mais de 300 colaboradores.

Com mais de 35 anos de mercado, a Sawluz é referência em EDI, processos logísticos e documentos fiscais eletrônicos. 

A companhia possui um portfólio com mais de 600 clientes, entre montadoras, sistemistas, fabricantes do segmento automotivo, distribuidores de autopeças e indústria em geral.