VAREJO

Americanas e Google firmam acordo de coinovação

O trabalho conjunto deve focar em tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

19 de agosto de 2022 - 19:05
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Americanas S.A., uma das maiores redes varejista do Brasil, e o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem do Google, acabam de firmar um acordo de coinovação de longo prazo.

Por meio de tecnologias de inteligência artificial e machine learning, a cooperação prevê três principais frentes: hiper personalização da experiência do cliente, tecnologia para inovar e excelência operacional.

Na parte de hiper personalização a ideia é transformar as lojas físicas no que a empresa chama de “pontos digitais de experiência e consumo”, o que deve gerar uma experiência mais fluida com base em dados, insights e inteligência contextual.

A ideia é que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade, tenham melhores recomendações e uma experiência de compra e atendimento mais customizada, eficiente, prática e inteligente em qualquer plataforma ou canal de consumo da marca.

Já a “tecnologia para inovar” deve compreender o uso intensivo de soluções de inteligência artificial e machine learning do Google Cloud em diversas áreas de negócio.

Na parte de excelência operacional, a varejista deve investir em soluções que permitem prever a demanda e controlar o estoque para tomar decisões em tempo real, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos.

Além disso, o objetivo é agilizar ao máximo o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota quase em tempo real.

O acordo ainda habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Americanas S.A. e algumas áreas do Google para potencializar a criação e lançamento de novas soluções de varejo, e-commerce, logística e fintech.

Estarão envolvidos times multidisciplinares e ainda haverá capacitação e formação de profissionais de tecnologia.

“Esta parceria estratégica com um player com tanta experiência em seu campo de atuação vai nos trazer ainda mais oportunidades, não só de eficiência, mas também de inovação em novos modelos de negócios. É transformador, reinventa a indústria”, afirma Márcio Cruz, CEO de plataforma digital da Americanas.

Em maio deste ano, as marcas já haviam anunciado o projeto conjunto Plus Codes, que visa inserir 30 mil moradias de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista, na rede de entregas da Americanas.

"Empresas de todos os segmentos já começaram ou vão entrar em uma jornada de disrupção para se tornarem empresas de tecnologia. O Google Cloud tem sido um importante aliado”, salienta Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina.

Desde 1929 no mercado, a Americanas S.A. nasceu na capital carioca e hoje possui uma plataforma física com mais de 3,5 mil lojas e franquias presentes em 900 cidades, bem como seu e-commerce. 

A companhia é detentora de marcas como Hortifruti, Natural da Terra, Imaginarium, Puket, Submarino e Shoptime, somando uma base de 53 milhões de clientes ativos em todos seus canais e um portfólio com 147 milhões de itens.

Com clientes de nuvem em mais de 200 países e territórios, a Google deve investir US$ 1,2 bilhão na América Latina ao longo dos próximos cinco anos. Desde 2017, a empresa já investiu R$ 1,6 bilhão para reforçar sua infraestrutura de cloud no país.