Anatel quer proteger Embratel do Skype

Ser a única concessionária nas ligações internacionais no Brasil parecia uma boa ideia para a Embratel, até a chegada do Skype.

Com chamadas custando 50 vezes menos que as telefônicas, o serviço de VoIP é visto como uma ameaça à empresa pela própria Anatel.

17 de março de 2011 - 10:51
Anatel quer proteger Embratel do Skype

Ser a única concessionária nas ligações internacionais no Brasil parecia uma boa ideia para a Embratel, até a chegada do Skype.

Com chamadas custando 50 vezes menos que as telefônicas, o serviço de VoIP é visto como uma ameaça à empresa pela própria Anatel.

A agência, informa o jornal Folha de S. Paulo nessa quinta-feira, 17, vai tentar “proteger” a companhia do bilionário mexicano Carlos Slim.

Segundo o jornal, a Embratel é obrigada a praticar as tarifas definidas pela Anatel. Justamente por ser a única concessionária de chamadas para fora do país, ela não pode oferecer descontos aos clientes que fazem chamadas internacionais, por exemplo.

Já as concorrentes (autorizatárias) têm liberdade de preço.

Conforme a reportagem, as receitas de telefonemas internacionais da Embratel caíram 50%, passando de R$ 857 milhões em 2003 para R$ 425 milhões em 2009. No ano passado, a concessionária deixou de divulgar sua receita de chamadas internacionais.

Especialistas consultados pelo jornal estimam que o crescimento de empresas como o Skype tenha tomado 15% do mercado das operadoras, principalmente da Embratel. Projeções da Cisco indicam que o tráfego de VoIP crescerá 150% até 2014.

Para equilibrar o mercado, conta Folha, a Anatel estaria submetendo um texto que pretende dar mais flexibilidade à concessionária, permitindo à companhia definir sua política de preços, que será, então, avaliada pela agência.

A expectativa da agência é que, com preços livres, o consumidor possa ganhar com descontos e retome o interesse pela telefonia convencional nas chamadas internacionais.

Segundo a consultoria Teleco, com informações próprias e da Anatel, a Embratel foi a terceira em market share de serviços no terceiro trimestre do ano passado - último dado disponível.

A empresa tinha 15,8% de mercado, antecedida pela Telefónica (27,1%) e Oi (49,2%).

Leia a matéria completa da Folha de S. Paulo nos links relacionados abaixo (para assinantes).