Antivírus falso oferece suporte via chat

Um falso antivírus tem sido uma das táticas dos cibercriminosos para fazer novas vítimas. As técnicas estão cada vez mais sofisticadas, sendo que alguns chegam até a oferecer suporte via chat para usuários que tiverem dúvidas sobre instalação e compra da falsa proteção.

É o que alerta Nicolas Brulez, especialista em segurança da Kaspersky Lab.

21 de julho de 2010 - 15:38

Um falso antivírus tem sido uma das táticas dos cibercriminosos para fazer novas vítimas. As técnicas estão cada vez mais sofisticadas, sendo que alguns chegam até a oferecer suporte via chat para usuários que tiverem dúvidas sobre instalação e compra da falsa proteção.

É o que alerta Nicolas Brulez, especialista em segurança da Kaspersky Lab.

"Ao clicar no suposto 'suporte', o usuário é direcionado para um bate-papo ao vivo com o especialista técnico do falso antivírus. Eles oferecem não apenas suporte técnico por chat, mas também por telefone e e-mail", descreve o especialista.

Ao se instalar na máquina do usuário, o falso antivírus alerta sobre ameaças que não existem realmente no computador e por meio de avisos intermitentes pede que o usuário compre a solução para remover a suposta ameaça.

Se não fizer a compra, o usuário será importunado com vários avisos. Se fizer a compra (geralmente com cartão de crédito) terá seus dados roubados e seu cartão clonado.

Entre as técnicas utilizadas para disseminar os ataques e distribuição de falsos antivírus estão o SEO (Search Engine Optmization), onde resultados de busca, geralmente no Google, redirecionam o usuário para uma página onde será oferecido o download do falso antivirus.

A princípio, o Brasil está livre desses antivírus falsos, devido à barreira lingüística. Apesar de haver versões em vários idiomas, geralmente esses falsos produtos são oferecidos em inglês, o que, em teoria, torna o problema menor para usuários daqui. 

As informações são da matéria publicada no Portal Exame, que pode ser conferida na íntegra no link relacionado abaixo.