
Aplicativo irá criar programas de coaching personalizados para cada usuário. Foto: Depositphotos
A Apple está trabalhando em um novo aplicativo para rastrear emoções e motivar os usuários a melhorar seus hábitos de saúde.
Batizado de Quartz, o app utiliza Inteligência Artificial (IA) e dados do Apple Watch, o relógio inteligente da marca, para fornecer sugestões e criar programas de coaching personalizados para cada usuário.
O serviço terá uma taxa mensal ainda não revelada e a expectativa de lançamento é para o ano que vem.
Conforme o Bloomberg Línea, o app é uma reminiscência do LumiHealth, um serviço de bem-estar que a Apple lançou com o governo de Singapura em 2020. Nele, o programa entregava prêmios em dinheiro para quem permanecesse saudável.
Além do novo serviço, a Apple planeja lançar uma versão do seu aplicativo de saúde para o iPad neste ano, como parte do iPadOS 17.
Entre as novidades previstas, estão ferramentas para rastrear emoções e gerenciar problemas de visão. Usuários poderão registrar seu humor e comparar suas respostas com o passar do tempo.
A expectativa, segundo o Bloomberg, é que o iPhone também possa utilizar algoritmos para decifrar o humor do usuário por meio de sua fala e palavras que digitou.
Em relação ao Apple Watch, a companhia ainda está planejando criar uma maneira de realizar o monitoramento de pressão arterial pelo relógio.
Caso o resultado seja positivo para hipertensão, o usuário seria orientado a utilizar um monitor de pressão convencional e a consultar um médico.
Outro recurso em planejamento é o monitoramento não invasivo de glicose. A tecnologia, que está em desenvolvimento há mais de 10 anos, usaria sensores para fazer a leitura de açúcar no sangue ao invés da comum picada no dedo.
Outros dispositivos da Apple também entrarão na estratégia de saúde da empresa.
Previsto para estrear em junho, o próximo fone de ouvido de realidade mista terá um recurso para meditar enquanto os usuários usam o dispositivo.
Além disso, uma nova versão do serviço de exercícios Fitness + da Apple está em desenvolvimento.