
Jorge Audy é um ícone, sem exagero. Foto: Camila Cunha/PUCRS.
Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS e do Tecnopuc, acaba de assumir uma das cadeiras do conselho editorial da RBS, o maior grupo de comunicação do Rio Grande do Sul.
Criado há um ano, o conselho tem 10 integrantes e funciona como uma espécie de conselho de administração, servindo como um espaço de debate sobre a linha editorial do grupo, dono do jornal Zero Hora, da Rádio Gaúcha e da RBS TV, a retransmissora da Globo no Rio Grande do Sul.
Audy é um dos três novos integrantes, junto com dois jornalistas experientes da casa.
Outros nomes de fora da RBS no conselho são José Galló, presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S/A, e Ricardo Gandour, professor de jornalismo na ESPN e um nome conhecido no universo da mídia.
A RBS está representada em peso, com Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS; Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS; e nomes importantes da área editorial como Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo da RBS.
Audy é um reforço de peso para o conselho. À frente da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS, Audy foi um dos principais articuladores do Tecnopuc, parque tecnológico da universidade gaúcha criado no começo dos anos 2000 e hoje tido como uma referência nacional na área.
Nos últimos anos, Audy tem sido um dos principais articuladores da Aliança para Inovação, movimento lançado por UFRGS, PUC-RS e Unisinos para fomentar o ecossistema inovador de Porto Alegre que tem tido grande visibilidade, e participação ativa da RBS.
A RBS tem um faturamento anual na casa dos R$ 900 milhões que tem se mantido estável nos últimos anos, o que não está nada mal no contexto complicado de pulverização da audiência e à canibalização da publicidade offline por gigantes como Google e Facebook.
E meras cifras não conseguem transmitir o domínio da RBS no cenário de comunicação do Rio Grande do Sul, o que dá um ao grupo uma influência política e econômica enorme.