
Renata Fan virou um avatar.
A Siemens usou inteligência artificial para recriar a apresentadora Renata Fan em uma série de anúncios focados em conscientizar consumidores sobre proteção elétrica.
Fan, que já era a garota propaganda da empresa (para usar um termo fora de moda), foi transformada num avatar digital, o que permitiu diversificar e aumentar o alcance da campanha.
A Siemens não chega a abrir quantos vídeos diferentes foram feitos, mas o número parece ter sido grande.
A agência Ref+ fez um mapeamento dos produtos eletroeletrônicos mais buscados pelas pessoas no Brasil e criou um filme para cada interesse, com uma variação da mensagem para momentos específicos do funil de compra desses públicos.
Em sua nota, a Siemens dá como exemplos de possíveis perfis um eletricista ou um consumidor procurando um ar-condicionado, uma TV, um chuveiro ou comparando reviews entre duas geladeiras de marcas diferentes.
“O uso de Inteligência Artificial por meio de uma sofisticada estratégia de mídia para impactar diferentes públicos nos apoia no objetivo de dar escala às mensagens-chave sobre a importância da proteção elétrica de qualidade de forma simples e bem-humorada, em diferentes ocasiões de consumo”, afirma Viviane Chimanski, coordenadora de marketing da área de Produtos Elétricos da Siemens.
É óbvio que fazer as peças com um avatar também representa uma grande redução de custo em relação a filmar Fan com meios convencionais para 50 ou 100 mensagens diferentes, o que provavelmente sequer entraria em consideração.
Renata Fan foi Miss Brasil em 1999 e desde 2007 apresenta o Jogo Aberto, um dos programas de debates esportivos com maior audiência no país, transmitido na Band.
A Ref+ é uma agência com mais de 20 anos de mercado de 220 profissionais, sediada em São Paulo. Em seu site, a agência foca em termos como "ciência de dados" e exibe clientes como Oracle, Decolar, Porto Seguro e Gomes da Costa.
O projeto também teve envolvimento da ZupCreative, empresa especializada em soluções de inteligência artificial para marketing, e de “especialistas de Los Angeles”, cidade americana que é um dos corações da indústria cinematográfica.
“Entre os desafios estava viabilizar não apenas a criação do avatar da artista, mantendo seu carisma e expressões, mas também a similaridade da sua voz com toda sua personalidade, para otimizar a sincronia labial e, por fim, possibilitar a criação de centenas de vídeos a partir de texto, sem novas captações em estúdio”, explica Renato Pereira, Chief Creative Officer da REF+.
PROBLEMA REAL
Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD), a quantidade de eletroeletrônicos nas casas brasileiras aumentou 37% na última década.
Os acidentes elétricos domésticos dispararam 57% no mesmo período, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel), em grande parte ocasionados por instalações elétricas desatualizadas e materiais inadequados.
FUTURO DA PROPAGANDA?
Ações como a Siemens com Renata Fan devem se tornar cada vez mais comuns nos próximos anos.
Em março, o Baguete divulgou a criação da AI Squad, uma startup focada justamente no processo de transformar artistas famosos em avatares.
A nova empresa já fechou um acordo com a agência de marketing de influência Mynd, tida como a mais relevante do nicho no Brasil, com um casting de mais de 450 nomes.