VOOS

Azul tem ticket de embarque na carteira digital da Google

Empresa brasileira diz que é a primeira do mundo a oferecer o serviço aos seus clientes.

03 de setembro de 2025 - 11:28
Avião da Azul Linhas Aéreas - Foto: Site EBC

Avião da Azul Linhas Aéreas - Foto: Site EBC

A Azul, empresa brasileira de aviação, anunciou, em parceria com a Google, a integração de seu cartão de embarque à carteira digital da big tech.

Clientes que fazem parte do programa Azul Fidelidade e já utilizam a carteira digital terão o cartão de embarque adicionado automaticamente após a realização do check-in das suas passagens.

O cliente receberá uma notificação em seu smartphone sobre a inclusão do ticket e, a partir desse momento, poderá acompanhar em tempo real atualizações de portão e assentos, o que, segundo a Azul, facilita a logística dentro do aeroporto.

A Azul afirma que é a primeira companhia aérea do mundo a oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes.

“Estamos constantemente buscando formas de simplificar e personalizar a jornada dos nossos clientes e, após meses de trabalho em conjunto com a Google, somos a primeira companhia a oferecer a solução, integrando nossos serviços digitais ao que há de mais avançado em tecnologia global”, afirma Cristina Yoshida, diretora do Programa Azul Fidelidade.

Além de proporcionar mais agilidade ao cliente, a ação faz parte de um plano de mitigação da companhia para não perder competitividade, já que, recentemente, a empresa anunciou o encerramento de operações em 13 cidades e aproximadamente 50 rotas de voos comerciais.

O corte afetará também o serviço de bordo, substituindo as refeições por “boxes” de café da manhã e lanches, e fará a empresa aumentar a receita com a cobrança por bagagens despachadas.

A Azul quer depender menos de conexões e concentrar suas operações nas principais praças, como os aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife.