PRIVACIDADE

Banco BV testa blockchain da Parfin

Solução está entre as três principais opções avaliadas pelo Banco Central para integração no Drex.

29 de novembro de 2023 - 13:55
Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do Banco BV. Foto: Raul Júnior/Focofino

Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do Banco BV. Foto: Raul Júnior/Focofino

O Banco BV, marca do Banco Votorantim, está testando a Parchain, plataforma blockchain desenvolvida pela Parfin, líder em infraestrutura web3 na América Latina, para melhorar a privacidade e a segurança de suas transações financeiras.

Atualmente, os testes estão sendo conduzidos na rede Ethereum Virtual Machine (EVM), que assegura a segurança das transações e garante a interoperabilidade entre diferentes redes, promovendo uma experiência bancária integrada.

Com o uso da solução, o Banco irá avaliar alguns atributos, com destaque para a garantia de conformidade e privacidade nas transações e contas bancárias

"Nos últimos anos, o BV consolidou sua posição como um pioneiro tecnológico, integrando-se ao projeto Piloto Real Digital o que permitiu ao BV ser  um dos primeiros emissores de títulos públicos federais tokenizados", afirma Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do Banco BV.

Conforme a empresa, a Parchain está entre as três principais opções avaliadas pelo Banco Central para integração no Drex, moeda digital brasileira, junto com as alternativas Anonymous Zether e Starlight. 

Fundado em 1991, o BV pertence ao Banco do Brasil e à família Ermírio de Moraes, atuando nos segmentos de crédito e financiamento para pessoas, corporate & investment banking, asset management e private bank.

Atualmente, é considerado o quinto maior banco privado brasileiro, com mais de 150 parceiros, entre fintechs, marketplaces e outros mais.

Já a Parfin foi fundada em 2019 e é uma startup que oferece infraestrutura para plataformas de finanças descentralizadas. 

Atualmente, conta com mais de 70 funcionários e negociou US$ 300 milhões através de suas plataformas nos últimos 12 meses.