
Gustavo Cicotoste, diretor de Inovação da Leega Consultoria (Foto: Divulgação)
O Banco Carrefour migrou sua estrutura para a nuvem da Google, reconstruindo toda sua plataforma de dados dentro da solução, em um projeto entregue pela Leega.
O objetivo era superar desafios como ambientes fragmentados e altos custos operacionais diante de novos processos de governança e qualidade de dados com modelos de machine learning e IA generativa.
Entre os principais resultados conquistados pelo Banco Carrefour estão a redução de 82% no tempo de execução de processos de data science, com o dobro de variáveis disponíveis e o corte de 90% nos custos de processamento após a migração para o Google Cloud.
Também houve ganhos de 40% em produtividade no desenvolvimento de soluções, que passaram de 60 para 36 dias, a capacitação direta de 383 colaboradores no uso da nova plataforma, além de dashboards 75% mais rápidos e métricas 81% menos redundantes.
O Banco Carrefour é a instituição financeira do Grupo Carrefour Brasil, responsável por operar, entre outras coisas, os cartões de crédito da marca, linhas de crédito e integrações a outros varejistas.
Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil está presente em todos os estados e no Distrito Federal, com uma operação que abrange mais de 721 pontos de venda e mais de 95 mil colaboradores.
Ao todo, são mais de 600 colaboradores na instituição financeira, somados com mais de 3 mil profissionais de atendimento e vendas.
Há mais 20 anos no mercado, a Leega é uma empresa de outsourcing especializada em soluções de data analytics e cloud, funcionando através de serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos, fábrica de software, entre outros.
Com mais de 500 funcionários, a empresa tem sede em São Paulo e escritórios no Brasil e na Europa.