EDTECH

Bemobi compra Agenda Edu

Aquisição foi a segunda da empresa neste ano.

05 de dezembro de 2023 - 13:18
Pedro Ripper, CEO da Bemobi. Foto: Divulgação

Pedro Ripper, CEO da Bemobi. Foto: Divulgação

A Bemobi, desenvolvedora brasileira de soluções e plataformas móveis de serviços digitais, microfinanças e pagamentos, comprou a Agenda Edu, plataforma de gestão de comunicação e engajamento em ambientes escolares, e a EduPay, plataforma de operações de cobrança e pagamento, que pertenciam ao Grupo Salta.

O valor e os termos da transação não foram detalhados pela companhia.

Fundada em 2014 e com sede em Fortaleza, a Agenda Edu iniciou com foco em escolas de Educação Infantil. 

A startup criou um aplicativo para substituir a agenda de papel, no qual as informações escolares podem ser acompanhadas em tempo real.

Após três anos e meio de mercado, a plataforma passou a atender todos os níveis de ensino dentro das instituições. Atualmente, conta com 2 milhões de usuários.

Conforme o Brazil Journal, o que atraiu a Bemobi foi a possibilidade de realizar transações financeiras no aplicativo, como o pagamento de boletos de mensalidades.

Neste sentido, a compra também incluiu um contrato de cinco anos, no qual a Bemobi proverá sua solução de pagamento digital às escolas do Grupo Salta, com mais de 170 escolas.

“A Agenda Edu já estava pronta para iniciar o projeto de pagamentos com uma tecnologia própria, mas a nossa ferramenta está mais avançada, então vamos usá-la", contou Pedro Ripper, CEO da Bemobi, ao Brazil Journal. 

Segundo Ripper, as conversas com o Grupo Salta começaram há dois meses e o fato da empresa estar em processo de desinvestimento ajudou na compra. 

Nos últimos meses, o grupo já havia vendido as escolas premium para a rede inglesa Inspired e a operação de material didático para a Vasta. 

Com a aquisição, a Bemobi vai absorver cerca de 120 funcionários da Agenda Edu para sua operação, que já conta com 730 pessoas. A meta agora é levar o aplicativo para o ensino superior.

“Ainda existem muitas ineficiências no sistema privado, assim como muitas escolas e universidades ainda têm sistemas antigos de pagamento. É aí que vamos entrar,” destacou Ripper. 

Esta foi a segunda aquisição da Bemobi neste ano. Em maio, a empresa já havia adquirido 51% da 7AZ, startup catarinense que atua na área de soluções de pagamentos para provedores de serviços de internet (ISPs).

As aquisições devem seguir acontecendo, pois a companhia ainda tem cerca de R$ 530 milhões em caixa.

Fundada em 2009, a Bemobi é especializada em criar soluções para dispositivos móveis, principalmente em mercados com amplas faixas de consumidores de baixa renda. 

Hoje, a companhia criada no Brasil atua em 49 países emergentes no modelo B2B2C, em parceria com 111 empresas dos setores de telecomunicações, serviços financeiros e utilities.

No terceiro trimestre de 2023, a Bemobi registrou receita líquida de R$ 141,3 milhões.