
Carrinho Inteligente da Nextop - Foto: Divulgação
A Bistek, rede de supermercados do estado de Santa Catarina, adotou a solução de carrinhos inteligentes da Nextop, empresa de tecnologia paulista, em uma de suas unidades de Florianópolis.
Segundo a companhia, o intuito do chamado Self Checkout Móvel é agilizar as compras dos clientes, que não precisarão passar por filas nos caixas, pagando pelos produtos diretamente nos carrinhos.
O carrinho inteligente é equipado com uma tela touch screen, quatro câmeras de reconhecimento de produtos, uma câmera de auditoria de compra, um dispositivo de conferência de peso e um leitor de código de barras.
Além de identificar os produtos e efetuar a soma dos valores, o equipamento oferece opções de pagamento via débito, crédito, Pix e por meio de empresas financeiras conveniadas ao estabelecimento.
A estratégia da Nextop é expandir suas ações no Sul do país, sendo a Bistek a segunda rede de supermercados a adotar os seus carrinhos. A primeira foi a rede Brasão de Supermercados, que passou a utilizar o carrinho em suas unidades de Chapecó e Xaxim.
A startup já conquistou diversos clientes na região Sudeste, principalmente em redes de supermercados do interior paulista, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Empresas de Cuiabá também fazem parte do portfólio de clientes da companhia.
A Nextop foi fundada em 1997, na cidade de Americana, interior de São Paulo, com o nome de Top Sistemas.
Na época, atuava na prevenção de perdas no ponto de vendas (PDV) de supermercados através do sistema Cash, que audita e monitora operações críticas e sensíveis com uma integração do cupom fiscal, áudio e vídeo.
Através de outras tecnologias de prevenção em PDVs, a empresa ampliou sua presença em 26 estados, 382 cidades e três países, registrando mais de 450 mil ocorrências e identificando mais de 150 mil fraudes.
A Bistek Supermercados foi fundada em 1979, na cidade de Nova Veneza, em Santa Catarina, e está presente em 13 cidades do estado com 25 unidades, além de ter cinco unidades no Rio Grande do Sul.
A empresa possui um faturamento anual de R$ 1,96 bilhão e estima ultrapassar os R$ 2,5 bilhões em 2024.