por BlueShift
INOVAÇÃO

BiT: gerenciamento remoto de dispositivos transforma operação

Plataforma da BlueShift combina Big Data, IoT, Analytics e Inteligência Artificial em uma oferta.

02 de setembro de 2022 - 05:27
Saiba mais sobre o BiT!

Saiba mais sobre o BiT!

Fundada em 2012, com o desejo de oferecer soluções inovadoras no mercado da tecnologia, a BlueShift nasceu com o objetivo de inovar a área de dados.   

Especialistas nas tecnologias de Big Data, IoT, Analytics, Inteligência Artificial, entre outros, nosso maior propósito é impulsionar resultados e produtividade.  Nossos colaboradores possuem conhecimento prático e certificações de grandes parceiros nacionais e internacionais, e estão sempre prontos para acompanhar as necessidades de cada cliente.   

 Na Blueshift adotamos uma estratégia agnóstica com condições sólidas de crescimento, participando de eventos de tecnologias, buscando parcerias certeiras, atuando em ambientes híbridos e expandindo conhecimento através de inovação. 

Conheça o BiT 

Desenvolvido para gerenciar remotamente dispositivos de IoT, o BiT é uma plataforma para gerenciamento com telas e inteligência que trabalham com captação de informações já existentes nas automações e as leva para a nuvem. 

Através das coletas e transmissão de dados o BiT é capaz de detectar falhas e anomalias, ou ainda de usar os dados para gerar predições para tomadas de decisão e automação.  

A migração para essa plataforma é fácil e segura, o que reduz custos e riscos, é de fácil implantação e compatível com sistemas já difundidos na indústria, como por exemplo o *PiServer, criando de forma rápida e simples um pipeline para gravação e/ou extração recorrente de dados. 

Assim como as implantações de internet das coisas, o BiT pode ser aplicado no Agronegócio, na Manufatura, no Varejo, Saúde, diversas áreas dentro desses segmentos, entre outros. Seus benefícios e funcionalidades, atendem sempre a necessidade de cada cliente, dentro dessas funcionalidades podemos citar: 

* Centralize sua operação de IoT em um único lugar;  

* Coleta e transmissão de telemetrias dos mais diversos equipamentos; 

* Segurança - Autenticação de multifator e certificados de chave pública; 

 * Compatível com dispositivos ARM, AMD e MCUs; 

 * Inteligência artificial direto na borda; 

 * Integração com sistemas industriais; 

 * Relatórios em tempo real; 

 * Integrado com ferramentas analíticas como Microsoft Power BI. 

No mundo dos negócios, é cada vez mais importante estabelecer estratégias e tomar melhores decisões de forma analítica. Transformar dados em inteligência é estar preparado para o futuro da tecnologia e do mercado, e o futuro é BiT. 

 Case de Sucesso 

Conforme mencionado antes o BiT pode ser utilizado em diversas indústrias, um grande exemplo de sua aplicação em uma situação real seria um de nossos cases de sucesso com uma das maiores distribuidoras de gás natural do país.  

O desafio apresentado pelo cliente era tornar possível a redução, e eventualmente eliminar, as frequentes visitas técnicas ao local dos dispositivos para extração de dados manualmente, além de configurar as "TAGs" dos sensores e extrair informação sobre a operação do dispositivo, como por exemplo o tempo de conexão e consumo da bateria.

Também era necessário lidar com o parque de dispositivos com diferentes interfaces para gerenciamento, a baixa disponibilidade do serviço computacional, incluindo ausência de dados em determinados momentos, e a necessidade de manter uma gestão centralizada das TAGs através de sistemas Supervisórios (tipo Scada).  

Frente a isso, a equipe da BlueShift começou a projetar o cenário ideal para a solução mais eficiente. Para isso o BiT, aliado ao Azure IoT Hub e IoT Edge, foram utilizados na gestão e controle centralizado dos dispositivos em campo, possibilitando de forma simples e em grande escala a configuração e acompanhamento do ciclo de vida e das regras processadas diretamente na borda. Também foi estabelecido o acompanhamento dos alarmes gerados na falha da captação e transmissão de dados, e a parametrização de um servidor OPC UA integrado ao Azure IoT Hub. 

Com essa configuração, foi possível proporcionar ao cliente a facilidade de monitoramento remoto e controle dos dispositivos através da inteligência de borda,  possibilitando alterar regras de coletas de Tags, regras de transmissão de dados, regras para ativação de alarmes dentre outros, para os dispositivos em larga escala, causando diretamente a redução nas visitas técnicas, além de também diminuir em grande escala o tempo para envio de instruções a cada equipamento, dessa forma o técnico passou a ter mais autonomia pelo processo remoto, o que tornou a gestão mais fácil e acessível.

Agora além dos pontos citados também é possível controlar os dispositivos e obter status de cada um em tempo real, assim como atualizar e comunicar, trazendo agilidade na identificação de falhas de comunicação, aumentando a performance e promovendo mais segurança para o processo.  

De acordo com o cliente, o projeto foi um sucesso e trouxe uma nova visão sobre Internet das Coisas, isso abriu o caminho para que empresa se tornasse voltada para dados. Além disso, ter controle desses dados proporcionou análises e planos estratégicos e até mesmo predições seguras do futuro em menor tempo, o monitoramento se tornou essencial para tomada de decisões em casos de anomalias, o que possibilitou maior conforto e segurança na gestão de processos.  

O case do cliente é um de diversos sucessos alcançados com o BiT, com ele é possível promover a conectividade entre dispositivos e a equipe com tecnologia disruptiva, para que o processo seja mais seguro, confiável e assertivo. 

Gostaria de saber mais? Entre em contato com a BlueShift