BITS está 70% ocupada

O “filhote brasileiro” da CeBIT, como chamam os organizadores, está bem nutrido.

A 45 dias de sua inauguração, a feira de negócios Business IT South America, mais conhecida como BITS, tem 70% dos 5 mil metros quadrados de estandes ocupados, e um prazo razoável para completar a lotação do centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

28 de março de 2011 - 16:13
Constantino Bäumle

Constantino Bäumle

O “filhote brasileiro” da CeBIT, como chamam os organizadores, está bem nutrido.

A 45 dias de sua inauguração, a feira de negócios Business IT South America, mais conhecida como BITS, tem 70% dos 5 mil metros quadrados de estandes ocupados, e um prazo razoável para completar a lotação do centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

“Dá pra chegar lá, e se chegarmos, vai ser um ótimo começo”, avalia Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, um dos organizadores do evento.

Esforço de visibilidade
Resta preencher 1,5 mil metros de exposição nas três categorias de áreas disponíveis – livre, com montagem básica e montagem plus, custando entre R$ 403,38 e R$ 505,28 o metro quadrado, até esta quinta-feira, 31 de março.

Depois, a tabela sobe para R$ 407,41 e R$ 510,34, em abril. Em maio, os espaços têm mais um acréscimo, passando a valer entre R$ 411,49 e R$ 515,44.

“Nas próximas semanas vamos começar a divulgar a feira nas mídias tradicionais”, explica Bläume, revelando que a verba para divulgação em jornais e outdoors fica entre R$ 150 mil e R$ 180 mil.

Um anúncio na editoria de economia do jornal de maior circulação no Rio Grande do Sul custa entre R$ 22 mil e R$ 30 mil, se for de meia página, dependendo do dia da semana. Página inteira fica entre R$ 45 mil e R$ 63 mil.

No centro do país, os valores para anúncios de meia página vão de R$ 135 mil a R$ 169 mil.

Imersão nos negócios
Desde novembro, quando a organização anunciou a marca de 2,5 mil metros vendidos, foram comercializados outros mil metros – média de 250 metros por mês, sem considerar as paradas de final de ano.

“Sabemos que precisamos fazer a feira aparecer mais para atrair mais pessoas. Mas as vendas têm acontecido”, destaca Bäumle.

Para o diretor, a intenção da feira é atrair públicos específicos, focados em negócios de TI. O alvo ajudou na escolha pela capital gaúcha.

“Aqui a pessoa não vem para ir à praia, fazer festa... vem para negociar. E em São Paulo o cara sai da feira e pega engarrafamento, enchente e fica de cabeça quente. Aqui não. Aqui temos condições de fazer uma imersão no evento e nos negócios”, diz Bläume.

A expectativa é de ter 150 expositores e 12 mil visitantes nos três dias do evento – que vai de 10 a 12 de maio. Será um teste para ver se a feira tem fôlego para chegar aos 10 anos de parceria firmada com a Fiergs, conforme explica Maurício Macedo, executivo do Centro de Eventos da entidade.

“Nós queremos BITS até 2021 na Fiergs”, afirma Macedo.

Meta: 150 expositores
Até agora já estão confirmadas empresas como Dell, Cisco, Fujitsu, SAP e Altitude. Do Rio Grande do Sul vêm Advanced IT, Ilegra, Alfamídia Prow, ITS, Constat, Grupo Processor e Human Mobile.

Em países, são 12 participantes confirmados. Um deles, a Alemanha, bancará um pavilhão próprio, com expositores do país e estande exclusivo para PMEs.

Entidades como Agência Comercial Holandesa e governo do Canadá também estão confirmados

Segundo Bäumle, mesmo as empresas que não estiverem presentes com um estande terão espaços para negócios e troca de experiências.

Organizações como o Sebrae, o Seprorgs e a prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa, prometem abrir espaços para reuniões. Interessados, devem entrar em contato com as instituições.

Até quem “nem CNPJ tem ainda” terá sua chance, diz Bäulme: “Os parques da região, como o Tecnopuc e o Tecnosinos também estará presentes e abrindo caminho para profissionais com boas ideias aparecerem”.

BITS 2011
Iniciativa da Deutsche Messe e da Hannover Fairs Sulamerica, a BITS é organizada em cooperação com Fiergs e Ciergs, que juntos representam 41 mil indústrias, com 600 mil empregados, além de Softex e Softsul.

A feira dará ênfase aos seguintes setores de exposição: soluções corporativas e informações de TI, automação bancária e sistemas financeiros, soluções para o setor público, comunicação B2B e navegação, software e telecom e Future Lab (incluindo Speaker’s Corner localizado na estrutura interna do pavilhão).