DADOS

Bmg aposta em BI com MicroStrategy

Com informações instantâneas, o banco quer agilizar o atendimento e prevenir fraudes.

05 de abril de 2022 - 16:39
O Banco BMG está em atuação desde 1930. Foto: divulgação.

O Banco BMG está em atuação desde 1930. Foto: divulgação.

O Banco Bmg adotou a solução da MicroStrategy, fornecedora de software de Business Intelligence (BI), para agilizar o atendimento telefônico fornecendo dados instantâneos sobre os clientes aos atendentes.

A ferramenta HyperIntelligence foi implantada em 2021 para mais de 1,2 mil usuários, que trabalham em duas empresas terceirizadas. 

Para visualizar as informações fornecidas, basta que o atendente passe o ponteiro do mouse ou o dedo sobre o CPF do cliente. Automaticamente, o sistema de atendimento mostra dados como todo o histórico de contatos dele e produtos adquiridos. 

O conteúdo é mostrado em formato de cartões virtuais, que podem ser acessados desde e-mails, sistemas de gestão, CRM e outras ferramentas.

Segundo Rafael Almeida, coordenador de BI do Banco Bmg, a ideia é que o analista consiga direcionar ou resolver o atendimento no momento da ligação, sem que o cliente precise recorrer a outras instâncias como a ouvidoria, por exemplo. 

Dependendo do caso, o atendente pode ter mais alçada para realizar um atendimento mais customizado. Segundo Almeida, isso é muito comum em situações em que o cliente já fez alguma requisição anterior ainda não solucionada.

Além disso, o sistema consegue indicar clientes mais propensos a cancelar a compra, o uso de um produto específico ou mesmo a conta bancária.

Em relação à prevenção a fraudes, é possível checar, por exemplo, se um determinado cliente já possui muitas reclamações abertas e que estão sobre contestações — o que pode ser um indício de tentativa de fraude.

Com isso, a expectativa do banco é reduzir em 10% em 12 meses as contestações de operações com má fé. Outro objetivo é ampliar a disponibilidade de informações em qualquer plataforma de trabalho para outras áreas, como a jurídica. 

“Estamos comprometidos em ajudar o Bmg a obter respostas rápidas e confiáveis para melhorar seus resultados”, afirma Diego Keller, vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina.

Fundada em 1989, a MicroStrategy faz parte da primeira geração de empresas de Business Intelligence, junto com Business Objects e Cognos. 

Enquanto a Cognos e a Business Objects foram compradas por IBM e SAP, a MicroStrategy seguiu independente. Em 2021, a companhia faturou US$ 510,8 milhões.

Já o Banco BMG, em atuação desde 1930, é conhecido pela oferta de crédito consignado e pelo patrocínio a times de futebol como Corinthians, Atlético Mineiro e Vasco.

Com mais de 4,8 milhões de clientes ativos, a empresa oferece uma conta digital e possui mais de 833 lojas help! Loja de Crédito, além de mais de 2 mil correspondentes bancários em todo território nacional.