TESTES

Boticário testa IA generativa do Google

Empresa foi convidada a ser alpha tester do Duet AI.

18 de outubro de 2023 - 12:21
O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. Foto: Divulgação

O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. Foto: Divulgação

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos, foi convidado a testar o Duet AI, uma ferramenta que inclui soluções de inteligência artificial generativa em plataformas do Google Workspace, como Gmail, Documentos e Planilhas.

Os testes antes do lançamento oficial no Brasil (alpha testing, no jargão das empresas de tecnologia), envolvem também o Nubank e Mercado Livre.

Até o momento, apenas a versão em inglês do Duet AI foi liberada para todos os usuários pagos do Workspace.

Conforme o portal Info Money, o foco do Boticário é na solução Attend for Me, que permite que um assistente de IA entregue mensagens em reuniões feitas no Google Meet em nome de um funcionário, além de anotar pontos importantes do encontro.

“Essa parte mais avançada do Generative AI é o que eles [Grupo Boticário] querem muito e o que a gente está mirando para os próximos meses”, diz Alberto Zafani, Head do Google Workspace no Brasil, para o Info Money.

A parceria entre o Grupo Boticário e o Google já acontece há três anos, após a gigante de tecnologia vencer a concorrência com a Microsoft e passar a fornecer serviços de ferramentas de compartilhamento em nuvem para o Grupo.

Uma das mudanças feitas junto ao Google foi a organização da estrutura do Boticário. Antes da pandemia, a companhia era organizada por verticais dedicadas às marcas do grupo, como Eudora e Quem disse, Berenice?.

Segundo Talita Franco, gerente Sênior de Gestão da Mudança do Grupo Boticário, a companhia mudou para uma estrutura matricial, ou seja, as estruturas do Boticário foram orientadas ao cliente: "uma que trabalha com o cliente franqueado, uma que trabalha para o cliente do e-commerce, outra para o meu cliente de lojas, e assim por diante”, explica.

Com a descentralização da estrutura, o Boticário adotou o AppSheet do Google, uma solução que permite que os funcionários criem seus próprios aplicativos, mesmo que não saibam desenvolver.

Até o momento, os times do grupo já desenvolveram mais de 100 soluções por meio da ferramenta. Um exemplo é o sistema feito pelo setor de Recursos Humanos, que centraliza a base de dados de ciclos de aumentos, promoções e bônus anuais de funcionários.

A solução calcula informações automaticamente, como a distribuição salarial de cada equipe e seu nível de equidade salarial.

Pelos últimos projetos do Grupo, dá para perceber que o foco está grande em tecnologia. Em setembro, a empresa anunciou que devia contratar 400 funcionários para sua área de tecnologia até o final deste ano, chegando a um total de 3 mil.

“A gente decidiu deixar de ser uma empresa que utilizava tecnologia para ser uma empresa que constrói tecnologia. Ao fazer isso, começamos a trazer uma série de novos perfis de profissionais para o nosso time. Desenvolvedores, product managers, cientistas de dados, engenheiros de dados, designers. Pessoas que conseguem identificar um problema, propor uma solução e construir essa solução”, explica Renato Pedigoni, CTO da companhia.

O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. São mais de 850 franqueados, duas fábricas — em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA) —, além de quatro centros de distribuição. 

Além do nome principal, as franquias do grupo incluem as marcas Eudora, Quem disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, Eume e Beleza na Web. A empresa possui mais de 4 mil pontos de venda no Brasil e presença em mais de 50 países, com 15 mil empregos diretos. 

Em 2022, as vendas totais (GMV) do Grupo ultrapassaram R$ 23,6 bilhões, alta de 31% em relação a 2021 e de 50% nos últimos dois anos.