RELATÓRIOS

BrasilAgro adota módulos do S/4

Delaware planta a semente da adoção do novo ERP da SAP na gigante do agro.

21 de junho de 2023 - 05:52
Relatórios são o começo do S/4 na BrasilAgro. Foto: Depositphotos.

Relatórios são o começo do S/4 na BrasilAgro. Foto: Depositphotos.

A BrasilAgro, uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, deu o primeiro passo na adoção do S/4 Hana, a última versão do sistema de gestão da SAP, em um projeto liderado pela Delaware.

A empresa acaba de iniciar a implementação do módulo de consolidação societária do S/4, chamado de Group Reporting (na versão anterior do sistema, BPC).

O plano é seguir usando o ECC como ERP, enviando os dados contábeis e financeiros para o S/4, onde vai acontecer consolidação societária, por meio do SAP Disclosure Management, outra ferramenta do portfólio do S/4.

Tudo isso é importante porque a BrasilAgro é uma das maiores empresas brasileiras em quantidade total de terra, com um negócio bastante complexo.

A empresa tem propriedades em seis estados brasileiros, além do Paraguai e da Bolívia, produzindo soja, milho, feijão, algodão, cana-de-açúcar, dentre outras culturas, além da pecuária.

A BrasilAgro teve o portfólio avaliado em R$ 3,3 bilhões em 2022, segundo seu balanço anual divulgado ao mercado.

“Com o SAP Group Reporting e SAP Disclosure Management implementados, esperamos obter mais segurança na publicação dos relatórios financeiros e um apoio mais eficiente à diretoria, com análises seguras e aprofundadas para auxiliar na interpretação do desempenho nas tomadas de decisões”, diz Roni Silva Gularte, coordenador contábil da BrasilAgro.

A Delaware foi fundada em 2003 na Bélgica, a partir de uma unidade da Andersen/Deloitte. A empresa tem mais de 4 mil funcionários espalhados em 15 países, sendo quase 200 deles no Brasil.

A carteira de clientes da Delaware no país tem 40 nomes, incluindo empresas como Via Varejo, Leão Alimentos e CMPC Latam.