AUTENTICAÇÃO

BRB adota soluções antifraude da Serasa Experian

Tempo médio para a abertura de contas passou de duas horas para 15 minutos.

10 de julho de 2025 - 10:25
Banco BRB - Foto: Divulgação

Banco BRB - Foto: Divulgação

O Banco de Brasília (BRB), instituição financeira estatal brasileira, passou a utilizar tecnologias de segurança e autenticação para abertura de contas e análises de fraudes por meio de soluções da Serasa Experian.

A instituição vinha percebendo uma diminuição na abertura de contas devido ao grande tempo gasto na análise de fraudes realizadas de forma manual, além de perdas operacionais de até R$ 50 milhões com aberturas de contas falsas.

Para resolver esse problema, o banco adotou soluções que combinam múltiplas camadas de proteção KYC (um processo usado por empresas financeiras para verificar a identidade dos clientes), biometria facial, detecção de prova de vida (liveness), validação de documentos e análise de dispositivos por meio de inteligência de dados e orquestração em tempo real.

Segundo a companhia, isso foi fundamental para identificar tentativas de fraudes nas etapas iniciais da jornada digital de futuros clientes, além de reduzir em 86,2% o volume de cadastros com análise manual.

Com a adoção das soluções, foi possível identificar uma queda no tempo médio para abertura de contas, passando de duas horas para 15 minutos, um ganho de 87,5% em eficiência e uma taxa de aprovação em torno de 10%.

Os ganhos com segurança e agilidade reduziram custos operacionais e permitiram que a instituição redirecionasse recursos para análises com maior potencial de conversão.

“Conseguimos aumentar a segurança, automatizar nossos processos, reduzir custos e oferecer uma jornada mais fluida e acessível para os nossos correntistas, melhorando a performance e fortalecendo a confiança dos usuários”, avalia Paulo Henrique Costa, presidente do BRB.

O BRB foi fundado em 1966 e é considerado uma estatal de capital aberto. Com atuação nos setores de varejo bancário, atacado, investimentos, seguros e consórcios, câmbio e comércio exterior, a instituição tem forte presença no Distrito Federal, com expansão para outros estados.

Atualmente, o banco conta com cerca de 150 agências físicas espalhadas pelo país, mais de 6 milhões de clientes e aproximadamente 3,5 mil funcionários. Em 2024, o BRB apresentou um lucro líquido de R$ 282 milhões, alta de 40,9% em relação ao ano anterior.

Fundada em 1968, a Serasa é a maior datatech do Brasil, especializada em soluções para análise de crédito, autenticação e prevenção a fraudes. Desde 2007, a companhia faz parte do grupo britânico Experian.

A empresa realiza mais de 6,5 milhões de consultas por dia, protegendo mais de 2,2 bilhões de transações comerciais por ano.

A Experian, por sua vez, é uma companhia global de dados e tecnologia com sede em Dublin, na Irlanda, e presença em 32 países com mais de 22 mil colaboradores. Listada na Bolsa de Londres (EXPN), atua em diversos setores, como saúde, agronegócio, seguros e automotivo.