INTEGRAÇÃO

BRF adota nuvem da Microsoft

Ferramentas como Office 365 e Skype for Business são utilizadas por cerca de 30 mil colcaboradores.

27 de outubro de 2016 - 16:45
A BRF adotou o serviço de armazenagem de informações em nuvem da Microsoft. Foto: Divulgação.

A BRF adotou o serviço de armazenagem de informações em nuvem da Microsoft. Foto: Divulgação.

A BRF adotou o serviço de armazenagem de informações em nuvem da Microsoft em todas as suas subsidiárias.

Atualmente, a empresa está em fase de implantação do portal de intranet We Are BRF, que utiliza o Microsoft Sharepoint Online.

Enquanto isso, ferramentas como Office 365, Skype for Business e Yammer já são utilizadas por cerca de 30 mil pessoas na empresa. 

“Pensando em resultados tangíveis, reduzimos em cerca de 30% os custos de outsourcing, telefonia e viagem com a operação utilizando a nuvem”, observa Alexandre Biazin, gerente de TI da BRF.  

O projeto gerou a padronização das ferramentas em nuvem por todos os escritórios da empresa, com o objetivo de facilitar a comunicação e a colaboração entre as equipes, dando a s capacidade ilimitada de armazenamento de dados (que antes era de até 1GB por usuário). 

A implementação do projeto foi entregue um mês antes do previsto em cronograma. No total, o trabalho durou nove meses. 

“Com a plataforma em nuvem garantimos padronização na entrega dos produtos em todas as filiais, com agilidade e sem a necessidade de instalar servidor ou conexão de e-mail. Além disso, seja qual for a unidade da companhia, a segurança de ponta está aplicada e evita problemas como invasões e roubo de informações”, diz Biazin.

O primeiro produto implantado foi o e-mail corporativo, seguido do Yammer, batizada internamente de InTouch. O objetivo principal da utilização da plataforma foi elevar o nível de segurança e conformidade. 

Já o Skype for Business (integrado ao sistema de ramais e conferência de voz) mudou a forma como a BRF se comunica e trouxe redução nos custos de telefonia e despesas com viagens.

 “A BRF cresce muito fora do Brasil e tem um desafio importante em conectar rapidamente pessoas de países e culturas diferentes”, diz Biazin.  

Com 35 fábricas e 20 centros de distribuição no Brasil, a BRF conta com 8 unidades industriais na Argentina, 1 no Reino Unido, 1 na Holanda, 4 na Tailândia e 1 nos Emirados Árabes, além de mais 20 centros de distribuição.

A BRF registrou um lucro líquido de R$ 3,1 bilhões no ano passado, um crescimento de 46% em relação ao registrado em 2014.

A companhia mencionou a expansão dos negócios no exterior entre os principais motivos do resultado. A participação dos mercados externos na receita líquida passou de 47% para 50%, em um ano marcado também por aquisições.