
O serviço pode ser acompanhado pelo usuário até o momento em que o embarque é encerrado. Foto: Divulgação
A Buser, plataforma de intermediação de viagens rodoviárias, desenvolveu internamente uma ferramenta de geolocalização para que passageiros possam acompanhar o deslocamento do veículo até o local de embarque em tempo real.
O rastreio de GPS e a central de controle, que faz o monitoramento, foram feitos pela equipe de programadores da startup. Já o sistema de telemetria foi fornecido pela Golfleet, empresa paranaense de soluções para gestão de frotas leves.
Até o momento, o sistema de telemetria foi instalado em mais de 80% da frota da companhia, que afirma ser a primeira do setor a lançar a função.
Disponível no aplicativo da startup, a nova funcionalidade mostra o ônibus e a previsão do horário de embarque da viagem. Caso haja congestionamento ou algum imprevisto, o passageiro é notificado em tempo real.
O serviço pode ser acompanhado pelo usuário até o momento em que o embarque é encerrado. Não é possível acompanhar a viagem pelo aplicativo depois que ela tiver iniciado.
Atualmente, o serviço está disponível em 80% das viagens de fretamento colaborativo da plataforma, com a meta de chegar a 100% até o final do ano.
Além da geolocalização, recentemente, a Buser lançou outras funcionalidades em sua plataforma: o cancelamento direto no aplicativo; a remarcação em cima da hora, que permite resgatar 80% do valor da viagem via voucher; a compra com conexão; e a possibilidade de fazer a avaliação pós-embarque e pós-viagem, dando uma nota tanto para a empresa fretadora quanto para a comunicação da plataforma.
Fundada em 2017, a Buser conecta pessoas interessadas na mesma viagem. Juntas, elas podem fretar um ônibus com operadoras de transporte executivo especializadas. A promessa é de até 60% de economia.
No final de 2020, a startup agregou à sua plataforma a oferta de viagens de ônibus em parceria com viações que operam nas rodoviárias, tornando-se também um marketplace.
A empresa conta com uma frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras e 8 milhões de clientes cadastrados em sua plataforma.
No ano passado, a Buser captou R$ 700 milhões em rodada série C liderada pelo LGT Lightrock com participação dos fundos Softbank, Monashees, Valor Capital Group, Globo Ventures, Canary e Iporanga Ventures.
Com a captação, a startup anunciou um plano de investimento de R$ 1 bilhão no Brasil para os próximos dois anos, apostando no reaquecimento do mercado de turismo interno no pós-pandemia. A expectativa é crescer 10 vezes até o final de 2022.
Já a Golfleet foi fundada em 2007 e possui sede em Londrina, no Paraná.
Com mais de 250 pontos de instalação no Brasil, possui mais de 55 mil veículos, roda mais de 4 milhões de quilômetros por dia e conta com mais de 1,2 mil clientes. Entre eles, estão Comgás, Cocamar, Belagrícola, Bom Jesus e Cargill.