AGRO

Cibra ganha assistente virtual baseado no ChatGPT

Jarilo consegue responder perguntas complexas de produtores rurais.

15 de outubro de 2024 - 10:14
Rafael França, diretor de inovação na Cibra (Foto: LinkedIn)

Rafael França, diretor de inovação na Cibra (Foto: LinkedIn)

A Cibra, produtora, importadora e distribuidora brasileira de fertilizantes, anunciou a criação do Jarilo, uma plataforma que usa tecnologia do ChatGPT para esclarecer dúvidas de produtores rurais. 

Todo o desenvolvimento da ferramenta foi feito pelo time de novos negócios da Cibra.

O assistente virtual responde perguntas de acordo com a qualidade e detalhamento dos questionamentos, incluindo a interpretação de dados regionais, climáticos, práticas agrícolas e análises de impacto econômico.

Alguns dos temas possíveis incluem manejo de pragas, tendências de preços, sistemas de irrigação e técnicas de agricultura regenerativa.

Isso é feito a partir de dados de várias fontes, como dados públicos do setor agro, conhecimento gerado pela própria comunidade de usuários, fontes externas verificadas e dados e padrões históricos do setor.

Também é possível criar comunidades personalizadas para que os usuários se conectem a grupos de interesse e conversem sobre assuntos mais específicos.

“O Jarilo é um espaço virtual para profissionais do agronegócio esclarecerem dúvidas, discutirem tendências, aprenderem com especialistas e colaborarem entre si. Com o suporte de inteligência artificial avançada, a plataforma facilita e enriquece as interações, formando uma comunidade digital que beneficia desde pequenos produtores até grandes players do mercado”, explica Rafael França, diretor de inovação na Cibra.

A Cibra estima que a plataforma reúna cerca 1,5 mil usuários até dezembro. 

Fundada em 1994, a Cibra conta com 13 unidades fabris localizadas nos principais estados agroprodutores e sede em Camaçari, na Bahia. A empresa também tem um criptoativo vinculado a fertilizantes e oferece um e-commerce do produto, a CibraStore.