TCHAU

Cisco abandona mercado LoRaWAN

Produtos descontinuados já em 2025, o suporte vai até 2029. Cliente tem que se virar.

03 de outubro de 2024 - 05:23
Cliente se despede da Cisco. Foto: Depositphotos.

Cliente se despede da Cisco. Foto: Depositphotos.

A Cisco está saindo do mercado de LoRaWAN, no qual vendia equipamentos para construção de redes sem fio usadas em projetos de Internet das Coisas.

Os gateways, antenas e software da Cisco usados nesse tipo de redes devem deixar de ser vendidos já em janeiro de 2025. O suporte dos equipamentos já existentes será oferecido até o final de 2029.

Em nota, a Cisco afirma que não existe um plano de migração dos equipamentos existentes para algum outro fornecedor. Os clientes vão ter que se virar nessa. 

A decisão não é trivial. Junto com a Bosch e a Semtech, a Cisco é um dos principais fornecedores de equipamentos. Ainda no ano passado, a gigante americana estava fazendo lançamentos para esse mercado.

O LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) é um protocolo de comunicação sem fio projetado para conectar dispositivos de baixa potência a longas distâncias. Ele é usado principalmente para transmitir pequenas quantidades de dados em áreas amplas, sendo ideal para sensores e dispositivos em monitoramento remoto.

Segundo o site The Register, a Cisco provavelmente está picando a mula para cortar custos. Em agosto, a empresa anunciou planos para demitir 7% da sua força de trabalho, ao mesmo tempo em que colocava as fichas em Inteligência Artificial e segurança. 

Nos últimos resultados anuais, a Cisco teve uma queda de faturamento de 6%. Equipamentos de rede, o mercado onde a gigante começou e onde fica o negócio LoRaWAN, deve uma queda de mais de o dobro disso, com 15%.