MERCADO

Cisco entra no mercado de chips

Até agora, os chips da Cisco estavam disponíveis apenas como componentes de suas máquinas.

12 de dezembro de 2019 - 13:06
Chuck Robbins, CEO da Cisco. Foto: Divulgação.

Chuck Robbins, CEO da Cisco. Foto: Divulgação.

A Cisco começou a fornecer chips switch para grandes operadoras de data center, como Microsoft e Facebook. O movimento abre uma nova fonte de receita em projetos com os clientes de equipamentos de rede.

O Cisco Silicon 1 é um semicondutor que já está sendo usado pela Microsoft e pelo Facebook em equipamentos de rede cruciais. A Cisco agora está oferecendo os chips a todos os seus clientes, independentemente de comprarem suas máquinas de rede. 

Anteriormente, os chips da Cisco estavam disponíveis apenas como componentes de suas máquinas.

Para a Bloomberg, a mudança para venda de chips independente é um desvio do modelo de negócios que fez da Cisco uma das maiores empresas do setor de tecnologia: as combinações proprietárias de hardware e software da Cisco constituem a espinha dorsal de grande parte da internet e das redes corporativas, e esses produtos geram a maior parte da receita da empresa. 

A nova iniciativa tem o potencial de atrair negócios de clientes que desejam construir suas próprias máquinas em vez de comprar pacotes inteiros. Ela também coloca a Cisco em concorrência direta com seus fornecedores - Intel e Broadcom - que também produzem chips que a fabricante de equipamentos de rede usa em alguns de seus produtos.

Chuck Robbins, CEO da Cisco, tem trabalhado para adaptar a Cisco ao novo modelo de negócios de infraestrutura de internet, que tem se afastado do modelo em que fornecedores oferecem todas as necessidades por meio de combinações bloqueadas de hardware e software. O caminho da empresa é trabalhar com serviços e software de rede. 

No entanto, o segmento de hardware ainda gera mais da metade do faturamento da companhia.

A mudança para a venda de componentes é uma tentativa de obter pedidos dos “hyperscalers”, como Microsoft, Google e AWS, um grupo que se afasta cada vez mais das ofertas da Cisco e equipa seus data centers com computadores e equipamentos de rede projetado em casa. 

Os grandes fornecedores de computação em nuvem contribuem com apenas 2% das vendas totais da Cisco, de acordo com o analista Simon Leopold, da Raymond James.

Os chips switch desempenham a função de decidir para onde os pacotes de dados devem ir em uma rede de computadores. Eles foram projetados para lidar com essa tarefa em grande velocidade. A Broadcom é a maior fornecedora desse tipo de chip como componente individual e possui até 80% de participação, segundo Leopold.