ATIVOS

Claro pronta para levar a Desktop

Vivo não comprou, será que a Claro compra? Negócio pode marcar nova fase.

08 de outubro de 2025 - 06:07
Carros da Desktop na rua.

Carros da Desktop na rua.

A Claro está em “conversas avançadas” para adquirir a Desktop, a provedora de fibra independente que domina o interior de São Paulo.

Quem revela é o site especializado em economia Brazil Journal, que costuma acertar essas coisas. 

O objetivo da Claro seria comprar 100% da Desktop e fechar o capital da empresa. O negócio pode dar certo ou não. 

A Desktop vale R$ 1,15 bilhão na Bolsa e é controlada pela gestora de private equity HIG, que tem 53% do capital e está liderando as conversas com a Claro.

No ano passado, a Vivo também chegou a negociar a compra da Desktop, mas as duas partes não chegaram a um acordo em relação ao preço.

Se der certo agora com a Claro, será um marco: pela primeira vez, uma das três grandes operadoras compraria um provedor de internet (ISP, no jargão da turma de telecom).

Pela leitura do Brazil Journal, isso poderia abrir uma corrida, com outros negócios partindo da Vivo e da TIM.

Nos últimos anos, grandes fundos bancaram uma consolidação no setor de ISPs, com aquisições em série e agora estão buscando uma porta de saída para recuperar os investimentos. 

Pelo menos duas empresas do setor têm trabalhado com bancos para buscar uma venda: a Aloha, controlada pela EB Capital, e a Vero, que tem a Vinci e a Warburg Pincus como acionistas.

Outra consequência de uma venda da Desktop seria dar uma ideia do valor de mercado de players equivalentes, como a Brisanet, que domina o Nordeste e a Unifique, que é líder em Santa Catarina.