INTERNET

Cloud2U: 5G com Ericsson

Empresa conquistou o bloco regional do RJ, ES e MG no leilão do 5G.

20 de outubro de 2022 - 12:28
5G demanda novos investimentos em infra. Foto: Pexels

5G demanda novos investimentos em infra. Foto: Pexels

A Cloud2U, empresa do Grupo Greatek, escolheu a sueca Ericsson para ser a fornecedora dos equipamentos para a sua rede 5G no no Brasil.

No ano passado, a empresa adquiriu o bloco regional dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais no leilão do 5G por cerca de R$ 405,1 milhões.

Agora, a operadora irá fornecer a conexão com rede de acesso e core 5G da Ericsson. 

Ela também contratou serviços estratégicos de suporte, design, instalação e integração das redes da empresa sueca com o objetivo de assegurar a otimização dos recursos da rede, ter uma melhor experiência ao usuário final, simplificar operações e maior agilidade na criação de ofertas.

A primeira fase do projeto consiste na implementação de uma rede de referência e de um laboratório 5G na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, que irá operar na frequência de 3.5GHz.

O local será responsável pelo desenvolvimento de produtos e negócios com a tecnologia 5G Standalone.

“Será um laboratório de Engenharia para trabalharmos nos serviços 5G da operadora Cloud2U, desenvolver os melhores Setups para que os planos de internet entregues garantam a melhor experiência para os nossos futuros assinantes”, explica Anderson Ferreira, gerente de novos negócios do Grupo Greatek.

Segundo Ferreira, o acordo também inclui um local para desenvolvimento de produtos pela marca Greatek, como CPEs 5G, roteadores, ONUs, entre outros.

“O laboratório estará aberto para o desenvolvimento de tecnologias com parceiros de aplicativos, inteligência artificial e dispositivos de IoT”, diz o gerente.

Há 25 anos no mercado, o Grupo Greatek atua no desenvolvimento de produtos e soluções nas áreas de telecomunicações, eletrônica e óptica, oferecendo produtos para recepção de Internet, de TV e infraestrutura de rede.

Fundada em 1876, a sueca Ericsson está presente há 97 anos no Brasil e já conta com mais de 60 operações comerciais ativas usando sua tecnologia 5G em países como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Oriente Médio, Austrália, Coreia do Sul, China e Brasil. 

*Luana Rosales cobre a Futurecom 2022 a convite da organização da feira.