PAGAMENTO ELETRÔNICO

Com Bematech, Elavon quer 15% do mercado brasileiro


25 de setembro de 2012 - 11:10
Cléber Morais. Foto: divulgação.

Cléber Morais. Foto: divulgação.

A paranaense Bematech, de TI para varejo e hotelaria, e a Elavon, empresa do setor de adquirência e processamento de cartões de crédito, débito e meios eletrônicos de pagamento com presença em mais de 30 países, lançam no Brasil o conceito ISO (Independent Sales Organization), que segundo as companhias é inédito por aqui.

Conforme o presidente da Elavon, Antonio Castilho, a empresa realizou sua primeira transação no Brasil em fevereiro de 2012 e trabalha com uma perspectiva de conquistar uma fatia de 15% do mercado nos próximos oito anos.

Nesta estratégia, a Bematech entra com a carteira e a experiência de quem já vendeu para uma base instalada de aproximadamente 40 mil clientes.

Na prática, a empresa paranaense vai, por meio de seus canais em todo o Brasil, prospectar varejistas para que usem os serviços de captura de transações da Elavon, além de sua própria solução de transferência eletrônica de fundos, a BemaTEF.

Conforme o presidente da Bematech, Cleber Morais, o portfólio de soluções da parceira inclui produtos para transações de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e Discover.

Já a plataforma BemaTEF, composta pelo BemaTEF Simples, Turbo e BemaTEF Express, completa a oferta, com transações realizadas também pelas demais bandeiras adquirentes.

“A principal vantagem é a integração do pin-pad com o sistema de back-office dos estabelecimentos e sua validade fiscal”, destaca Morais.

Segundo estudos da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente até o mês de julho o mercado de meios de pagamento no país movimentou cerca de R$ 370 bilhões.

Além disso, os números apontam que os meios eletrônicos de pagamento representaram, em 2011, em torno de 54% no faturamento mensal dos estabelecimentos comerciais.

O estudo indica, ainda, que os pagamentos por meio de cartão deverão representar, em 2015, em torno de 39% do total gasto pelos consumidores.

Além da sede, a Bematech mantém quatro centros de excelência em P&D, empregando cerca de 1 mil colaboradores que atuam no Brasil, China, Taiwan, EUA, Argentina, Chile e Portugal.

Já a Elavon é atende mais de 1 milhão de varejistas no mundo e realiza mais de 2 bilhões de transações por ano.

No Brasil, a empresa iniciou suas operações com uma joint venture entre a Elavon Inc., subsidiária da U.S. Bankcorp, e a Credicard, do Citigroup.