ENDEREÇO

Comgás transfere inovação e tecnologia para Campinas

Espaço físico dessas e de outras áreas da companhia antes ficavam em São Paulo.

06 de outubro de 2022 - 08:33
A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição em 94 municípios. Foto: Divulgação

A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição em 94 municípios. Foto: Divulgação

A Comgás, distribuidora privada de gás natural canalizado, transferiu de São Paulo para Campinas o espaço físico da sua área de tecnologia, agora estabelecido na sede da Plugue, seu hub de inovação aberta.

Chamado de Centro Operacional do Interior (COI), o novo local conta com um espaço, junto com a startup Drone Power, que será dedicado à inovação, criação e prototipação de novos projetos e soluções da companhia.

Além disso, expõe todas as iniciativas e projetos já em andamento na área de inovação e deve servir como hub para a empresa fazer parcerias com startups e universidades da região.

Segundo a companhia, Campinas foi escolhida por ser “o maior polo tecnológico da América Latina”. 

“A cidade é uma referência em centros de pesquisa, tecnologia e inovação, seja por conta das universidades, seja pela forte presença de startups. É fundamental a Comgás estar próxima desse ecossistema para desenvolver novas tecnologias e soluções”, destaca Cristiano Barbieri, diretor de tecnologia, inovação e cliente da Comgás.

O município já abrigava as áreas de vendas, emergência e construção da companhia. Na transferência para o interior, também entraram no pacote as áreas relacionamento com cliente, suporte CIG (Centro Industrializado de Gestão), faturamento, arrecadação e pessoas e cultura.

O local de 2.324 m² também abriga o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora 24 horas toda a rede de gasodutos da empresa.

A Comgás atende a mais de 2 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a região metropolitana de São Paulo, Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A empresa possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição em 94 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.