HARDWARE OLD SCHOOL

Computador inglês de 60 anos volta a operar


21 de novembro de 2012 - 15:23
The Witch em seus tempos de glória. Foto: divulgação.

The Witch em seus tempos de glória. Foto: divulgação.

The Witch (A Bruxa), o primeiro computador digital do mundo, voltou a funcionar nesta terça-feira, 20, ao ser ligado em uma cerimônia no Museu Nacional do Computador de Buckinghamshire, na Inglaterra.

Segundo informa o g1, a máquina de mais de duas toneladas foi religada coletivamente por vários dos seus criadores, assim como estudantes de programação que a utilizaram durante os seus mais de 50 anos de serviço, de 1949 a 1997.

Nos anos 50, o The Witch foi a peça central do programa britânico de Pesquisa de Energia Atômica, auxiliando os cientistas com operações matemáticas que até então eram feitas através de simples máquinas de calcular.

Já ultrapassado por máquinas mais compactas e rápidas, em 1957 a máquina foi transferida para a Universidade de Wolverhampton, no leste da Inglaterra, onde foi peça importante em um dos primeiros cursos de informática do Reino Unido.

Depois disso, o computador passou para o Museu de Ciência e Indústria de Birmingham até o seu fechamento, quando foi desmontado e guardado para um armazém municipal.

Em 2009, Kevin Murrell, membro do conselho de administração do Museu Nacional do Computador, reconheceu o painel de controle do lendário computador em uma fotografia tirada por um antiquário.

Para recuperar o The Witch e fazê-lo rodar os sistemas novamente, a equipe de restauração gastou três anos de trabalho, salvando cerca de 1,4 mil peças originais.