
A Tex Cotton é a principal fornecedora do segmento infanto-juvenil das Lojas Renner. Foto: Divulgação
A Tex Cotton, grupo de confecção de roupas infanto-juvenis, adotou o cabeamento e infraestrutura Wi-Fi da CommScope, americana especializada em infraestrutura de telecomunicações, em sua sede em Blumenau.
A implementação foi realizada pela Redetec, empresa local focada na instalação e manutenção de redes de computadores e informática em geral, e a adoção foi feita por meio da GP Cabling, distribuidora de produtos para cabeamento estruturado, equipamentos de rede e no-breaks.
A necessidade de mudança era sentida desde 2019, quando a empresa expandiu suas instalações com um novo prédio e a infraestrutura não atendia às novas demandas de produção.
Segundo Paulo César Kienen, supervisor de TI da Tex Cotton, os racks de cabeamento estavam em prédios separados, o que levava muito tempo para encontrar e solucionar um problema de rede.
“Como a produção aumentou, o sistema começou a ficar lento para as novas metas da empresa. Com mais máquinas para expandir a produção, câmeras de segurança, mais computadores e mais roteadores, ficou claro que era necessário fazer um projeto de cabeamento estruturado do zero para a nova sede”, lembra Kienen.
Além disso, o desenvolvimento das roupas, feito em sistemas de CAD, gerava arquivos muito grandes, aumentando a demanda por infraestrutura.
Dessa forma, era necessário construir uma infraestrutura de rede que suportasse a transmissão de grandes arquivos em alta taxa e que fornecesse a garantia da continuidade do processo.
A Tex Cotton, então, adotou soluções de cabeamento em cobre CAT 6A e fibra monomodo no backbone da CommScope.
Para conectar os quatro andares, o chão de fábrica e o andar da área administrativa e de desenvolvimento foram utilizados 26 mil metros de cabo CAT6A. Para cada andar foram utilizados dois racks e um roteador Wi-Fi para cada rack.
Com esta instalação, se houver algum problema de comunicação de rede ou falha em um roteador, haverá um rack de backup em cada andar.
Segundo a empresa, também foram utilizados 4 mil metros de fibra óptica que conectam o data center a todos os racks do prédio. No data center, foram instalados quatro racks de servidor e na área administrativa e de desenvolvimento, outras quatro estruturas desse tipo.
A redundância de rede em pontos críticos, com caminhos e salas diferentes, permite que o processo de produção seja à prova de falhas e seja garantida a continuidade da produção.
Além disso, a empresa ganhou agilidade em sistemas e notou aumento na velocidade de transmissão. Os cabos antigos registravam 50 Mbits/seg. Agora, o número passou para 10 Gbits/seg.
“A boa distribuição dos racks e a redundância em cada área garantem que a comunicação não seja interrompida. Além disso, a alta taxa de transmissão do cabo CAT 6A da CommScope atendeu prontamente ao aumento de velocidade que desejávamos para as novas demandas”, declara Kienen.
Há mais de 35 anos no mercado, a Tex Cotton é uma empresa do ramo têxtil de confecção de roupas infanto-juvenis.
Localizada em Blumenau, a companhia conquistou o licenciamento das marcas Hello Kitty e Pucca, tornando-se a principal fornecedora do segmento infanto-juvenil das Lojas Renner.
Atualmente, conta com mais de 650 colaboradores e possui mais de 3,6 mil lojas no Brasil vendendo suas marcas.
Listada na Nasdaq, a CommScope foi criada em 1976 e registrou US$ 9,2 bilhões em vendas líquidas em 2022. A empresa conta com mais de 30 mil funcionários em todo o mundo e clientes em mais de 130 países.
Já a Redetec foi fundada em 2005 em Blumenau e é especializada na instalação e manutenção de redes de computadores e informática em geral, cabeamento estruturado, fusão de fibra, CFTV e data center.
A GP Cabling, criada em 1995, é uma empresa de distribuição de produtos para cabeamento estruturado, equipamentos de rede e no-breaks dos principais fabricantes do mercado. Atualmente, possui sede em São Paulo e uma unidade no Rio de Janeiro.