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Alexandre Tili, CEO da OUTMarketing no Brasil. Foto: divulgação
A assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo estão profundamente relacionados. Ambos fazem parte de uma estratégia de comunicação, por meio da qual é possível conquistar benefícios para a empresa. Ainda assim, o assunto costuma gerar algumas dúvidas.
Afinal, como é possível colocar a assessoria de imprensa para trabalhar junto com o marketing de conteúdo? Qual é a função de cada área? Quais os benefícios desse trabalho combinado?
Vamos começar do básico e falar sobre a assessoria de imprensa. Conforme a internet ganhava um espaço que antes era amplamente dominado pela TV, rádio e outras mídias tradicionais, muitas pessoas passaram a acreditar que a assessoria de imprensa teria se tornado irrelevante e logo seria extinta da estratégia de marketing de todas as empresas de tecnologia. Entretanto, a realidade é bem diferente.
A assessoria de imprensa, de maneira mais objetiva, serve para criar, fortalecer e estreitar a relação de uma empresa com os jornalistas e os canais e meios de comunicação, sejam digitais ou offline. Sua prioridade é conectar-se com aqueles meios de maior interesse, e de acordo com o público-alvo que se deseja alcançar.
A importância da assessoria de imprensa para as empresas de Tecnologia foi aprofundada tanto no podcast OUT Talks quanto no Webinar da OUTMarketing Brasil, em que o convidado Gerson Leonini, Sócio Diretor do Baguete – veículo de comunicação especialista em assuntos relacionado a tecnologia, explicou a funcionalidade da assessoria de imprensa e apresentou os benefícios que o departamento pode trazer para o segmento de TI.
Por isso, quando pensamos em um mundo que passa pela transformação digital, não podemos esquecer que a comunicação também passou por essa mudança, e é importante ter em mente que a assessoria de imprensa continua sendo fundamental e evoluiu para lidar com uma outra dinâmica de mercado.
Além disso, é interessante notar que os espaços conectados da internet trazem consigo uma série de novas oportunidades. Não é à toa que os profissionais dessa área atuam cada vez mais alinhados ao marketing e a comunicação geral da empresa.
Então vamos lá, se a assessoria de imprensa gerencia a forma como a marca e a imagem da empresa são veiculados na mídia, isso automaticamente se torna de interesse para a estratégia de marketing digital. Já os conteúdos, que são produzidos para educar, posicionar a empresa, criar notoriedade e fortalecer laços com clientes em potencial também influenciam a visibilidade da organização nos meios digitais.
Logo, temos uma via de mão dupla e interesses compartilhados — o que significa que ambas as frentes podem funcionar melhor se trabalharem alinhadas. Para entender como isso funciona, um primeiro passo é pensar no fruto do trabalho da assessoria.
Quando a relação com os jornalistas e meios de comunicação é mais saudável, o nome da empresa circula em meios que reforçam sua imagem na mente das pessoas. Consequentemente, a assessoria tem um feedback mais preciso sobre a recepção da marca, dos valores da organização, dos produtos e serviços etc.
Com base nesse feedback e percepção da imagem que o público tem da empresa de Tecnologia, a estratégia de marketing de conteúdo pode ser definida pela criação de materiais ainda mais relevantes e direcionados para os interesses da persona.
O trabalho do marketing também traz contribuições importantes para a assessoria de imprensa. O conhecimento utilizado para produzir conteúdo é valioso para essa nova era de press-releases e press kits lançados no ambiente virtual. Em outras palavras, a assessoria pode usar técnicas do marketing digital para impulsionar seus artigos na internet — por exemplo, escolhendo boas palavras-chave para otimizar o SEO e ranquear melhor o conteúdo no Google.
Vale destacar que isso é feito tendo em vista um tipo mais qualificado de cliente, ou seja, aqueles que se enquadram no perfil de consumidor da sua marca. O setor de TI é um bom exemplo disso: qual o retorno que uma assessoria de imprensa pode obter ao colocar as novidades da marca em um telejornal tradicional na TV aberta?
Por mais que a mensagem chegue às pessoas, a parcela do público que de fato interessa à empresa é menor, mais específica. Já com as contribuições do marketing de conteúdo, a assessoria pode criar laços com a mídia especializada — ou mesmo marcar presença nas redes sociais, mas focando em nichos específicos.
Quando os próprios usuários passam a fazer comentários positivos em relação aos produtos ou serviços da empresa, você sabe que o objetivo foi alcançado. Por isso, uma estratégia centralizada facilita o trabalho de ambas as equipes.
Por fim, vale destacar que é possível fazer parcerias com outros blogs, portais ou mesmo criar estratégias de Guest Post. De forma geral, isso permite ampliar seu público, aumentar e qualificar seus leads, coletar dados para gerar insights para ambas as equipes.
Considere essa estratégia de integrar as áreas de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa da sua empresa de TI e colha os bons frutos dessa parceria!
* Por Alexandre Tili, CEO da OUTMarketing no Brasil.