
Arroz, a especialidade da Cooperja. Foto: Flickr.com/hiroyostravel
A Cooperja, cooperativa agropecuária com sede em Jacinto Machado, a 254 km de Florianópolis, implantou o Gescooper, ERP da também catarinense Infogen.
O projeto, de investimento não divulgado, abrangeu as 12 unidades da cooperativa, que encerrou 2012 com faturamento estimado de R$ 250 milhões, somando atividades da rede de lojas agropecuárias, supermercados e posto de combustível que compõem sua estrutura.
Para a implantação, uma equipe da Infogen, que tem sede em Chapecó, se instalou em Jacinto Machado para acompanhar o trabalho. Uma decisão que fez diferença, segundo o gerente Comercial da Cooperja, Vinicius Moraes.
“Com a unificação dos sistemas em um único software, os setores vêm sendo integrados, agilizando processos gerenciais e contábeis”, afirma ele. “Como todo processo de mudança, algumas dificuldades são normais, mas o cronograma está em dia e, nos setores já implantados, o sistema atende às expectativas”, completa.
Já para a Infogen, o contrato ajudou a expandir a atuação.
“Ainda não atuávamos no Sul catarinense, e agora a Cooperja se tornou um de nossos maiores clientes”, comenta Ernani Zottis, diretor executivo da fornecedora do ERP.
Especializada em sistemas para cooperativas e empresas do agronegócio, a companhia atende a mais de 50 organizações do gênero em todo o Brasil.
O Gescooper agrega recursos para gestão de atividades de campo, controle e recepção de matéria-prima e produção agrícola, processamento industrial, relacionamento com associados e com o mercado.
Funcionalidades para planejamento e controles administrativo-financeiros e de RH também estão presentes, assim como ferramentas de BI e BSC.
O CLIENTE
Case de inserção do ERP no sul catarinense, a Cooperja atua principalmente no recebimento e beneficiamento de arroz, com projeção de receber quatro milhões de sacas na próxima safra.
Além de 250 colaboradores diretos, a cooperativa tem 1,1 mil agricultores associados.