
Foto: divulgação
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) adotou soluções da Privacy Tools, startup gaúcha especializada em privacidade e segurança de dados, com a pernambucana CmTech.
O projeto incluiu a solução Data Discovery, integrada ao atendimento dos titulares de dados. Segundo a empresa, ela permite a localização dos dados pessoais de forma integrada aos sistemas da Copel, permitindo uma resposta rápida ao titular.
Além disso, contou com o Portal da Privacidade, uma solução na qual pessoas que possuem dados tratados pela Copel podem exercer seu direito e fazer uma requisição em formulário no website da companhia.
O objetivo, segundo a Copel, é promover mais transparência com segurança quanto aos direitos dos titulares de dados.
“A plataforma Privacy Tools contribuiu para a implantação do programa de governança em privacidade na Copel, de acordo com os requisitos previstos no artigo 50 da atual legislação. A solução permite a gestão de atividades e boas práticas de privacidade e proteção de dados de forma integrada e centralizada numa única ferramenta”, explica Lilian Andrade, DPO da Copel.
Fundada em 1954, a Copel possui 6,5 mil quilômetros de transmissão em nove estados, com mais de 6,6 mil funcionários e cerca de 48 projetos de produção de energia.
A empresa foi privatizada em agosto deste ano, por meio de um follow on que levantou R$ 5 bilhões.
Fundada em 2019 por Aline Deparis e Marison Souza, a Privacy Tools tem mais de 500 clientes. Entre eles, estão Rede D’or, Usiminas, Banco RCI, Pague Menos, Farmácias São João, Grupo Bom Jesus, Grupo Fleury, Eletrobrás e Grupo RBS.
Em fevereiro de 2022, a empresa recebeu um aporte de R$ 2 milhões da Bossanova, micro venture capital especializada em aportes pré-seed, e da gestora Domo Invest.
Já a pernambucana CmTech faz parte do Porto Digital e atua há mais de 20 anos no atendimento de negócios em todo país.