
Everton Corrêa. Foto: divulgação.
O CPqD inaugurou na quinta-feira, 15, um núcleo de desenvolvimento voltado ao desenvolvimento de tecnologias para a defesa e a segurança do país, através de projetos em conjunto com instituições dessas áreas.
O Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias de Defesa do CPqD nasce com cerca de 30 colaboradores, a partir de uma parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em um projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de Rádio Definido por Software (RDS) voltada para a Defesa.
Em andamento desde o início do ano e previsão até 2016, o RDS de Defesa faz parte de um projeto estratégico e mais amplo mantido pelo Ministério da Defesa brasileiro - que deverá atender todas as Forças Armadas.
No entanto, conforme destaca o CPqD, a área de segurança está em crescimento, com o aumento do interesse - e dos investimentos - do governo e das Forças Armadas em tecnologia.
“Por isso, a expectativa é que esse novo núcleo seja expandido rapidamente”, acrescenta Everton Corrêa, da Gerência de Defesa e Segurança do CPqD.
Recentemente, outro contrato relevante nessa área foi firmado entre o CPqD e a Aeronáutica, prestando serviços de engenharia para melhorar as comunicações do controle do espaço aéreo brasileiro.
Nesse caso, o CPqD dará suporte à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no projeto destinado a implantar no país uma moderna Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN Nacional), em um projeto de 5 anos, no valor de R$ 9,8 milhões.
Além disso, a instituição desenvolveu projetos e atividades com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, dentro de um programa de modernização da instituição baseado no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).