TRANSPORTE

CPTM emplaca BI com MicroStrategy

Projeto abrange áreas de custos, segurança operacional, financeiro, coordenação de empreendimentos e saúde ocupacional.

12 de janeiro de 2015 - 14:44
CPTM vai de analytics com MicroStrategy. Foto: divulgação.

CPTM vai de analytics com MicroStrategy. Foto: divulgação.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adotou a plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy, em um projeto que abrange as áreas de custos, segurança operacional, financeiro, coordenação de empreendimentos e saúde ocupacional.

O processo de implantação começou em 2010, mas teve um início difícil, com a ideia inicial de apenas levar painéis à diretoria. Esta abordagem acabou caindo em desuso, e foi revista pela companhia.

“Começamos a tratar o assunto mais a sério, identificando possíveis aplicações internas e expandiu o uso”, comenta Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da empresa.

Com o projeto, finalizado em 2014, a companhia passou a usar as informações coletadas como apoio nas tomadas de decisão gerenciais.

"As soluções analíticas têm auxiliado a empresa nas estratégias de negócios graças à disponibilização de relatórios com alto nível de detalhamento", afirmou Santos.

Conforme detalhou o executivo, antes da adoção do BI as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel ou em relatórios extraídos dos sistemas especialistas. Além disso, os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.

Com a solução BI, os funcionários podem rodar suas próprias análises e relatórios completos (self-service) com informações relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados; ao valor arrecadado; à tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros.

"Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada uma das áreas, agilizando de forma significativa os negócios e a obtenção de projeções futuras sobre a companhia", destacou Santos.

Depois da implantação, Santos revela que a companhia tem tem planos de expandir o número de usuários da ferramenta de BI, principalmente em sua versão mobile. 

“A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza o gerente.

Fundada em 1992, a CPTM atende a toda a região metropolitana de São Paulo. Atualmente a companhia possui atualmente 92 estações ativas em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária.