A Cred-System, empresa de São Paulo especializada na concessão de crédito para clientes de classes emergentes, não vinculados ao sistema financeiro e autônomos, adquiriu um quarto de rack do Oracle Exadata Database Machine.
Conforme Fábio Marcelo Tonelli, diretor de TI e de Processos da Cred-System, a solução de hardware e software para desempenho de data warehousing e processos de transações online permitiu centralizar os dados antes armazenados em diversos servidores.
“Isso gerou economia de energia e otimização do espaço físico”, explica Tonelli.
No mercado desde 1996, a Cred-System, mantém parcerias com varejistas para concessão de crédito. A lista inclui Extra, Drogasil, Magazine Torra Torra e Drogaria São Paulo, entre outros.
Com o Exadata, a meta é ganhar também em escalabilidade, segurança, capacidade de processamento de dados, redução dos custos, consolidação da infraestrutura de TI e aprimoramento do desempenho de todos os aplicativos, segundo Tonelli.
“A Cred-System deve promover a migração do sistema transacional e, com isso, pretende usar todas as funcionalidades que o Exadata oferece. A centralização do banco de dados já está sendo realizada”, comenta Edilson Fuzetti, VP de Vendas de Sistemas da Oracle do Brasil.
O executivo ressalta que mais de 1 mil Exadata Database Machines já foram instalados em clientes de 23 setores diferentes em 67 países até julho do ano passado.
A solução é a menina dos olhos da Oracle desde 2010, quando foi lançada, após a aquisição da Sun Microsystems, com a promessa de ser a máquina mais rápida do mundo para data warehouse e processamento de transações (OLTP, na sigla em inglês).
O pacote de hardware e software é, segundo a fabricante, acessível para companhias com faturamento médio a partir de R$ 100 milhões/ano, tornando-se uma aposta da Oracle para crescer no mercado de médias empresas.
Ainda segundo a Oracle, o Database Machine permite armazenar um volume de dados dez vezes maior e pesquisar tal conteúdo ao menos dez vezes mais rápido.