DOCUMENT AS A SERVICE

CristalTec: nova abordagem de dados

Nova adição à pilha de siglas as a service é na verdade um resumo do que é uma abordagem diferente para o problema da administração de dados baseado no que a empresa chama um “documento de terceira geração”.

05 de junho de 2012 - 17:10
Roberto de Campos Fernandes. Foto: Divulgação

Roberto de Campos Fernandes. Foto: Divulgação

A CristalTec, provedora de soluções de software para geração e produção de documentos com dados variáveis (VDP) sediada em Canoas, está buscando parceiros comerciais interessados em difundir um produto de Document as a Service (DaaS).

A nova adição à pilha de siglas as a service é na verdade um resumo do que é uma abordagem diferente para o problema da administração de dados baseado no que a empresa chama um “documento de terceira geração”.

“Na prática, a ferramenta possibilita que um cliente armazene em um repositório único todos os dados das contas emitidas no lugar de guardar os dados de cada um em um PDF, por exemplo”, explica Roberto de Campos Fernandes, diretor da CristalTec.

As aplicações do conceito são variadas. Uma empresa pode usar a tecnologia para permitir a emissão de segundas vias de faturas sem necessidade de uma nova consulta ao sistema de gestão.

A ferramenta poderia ser usada ainda por um help desk, que a partir dela poderia ter uma ideia exata da fatura que um cliente tem em mãos, agilizando o atendimento, ou pelo departamento de marketing, para imprimir mensagens customizadas em cada conta.

Em uma eventual migração de ERP, a base pode ser acessada enquanto os dados são portados de um sistema para outro.

O software tem embutido em si, e mantém atualizadas, as regras da Febraban sobre códigos de barra e as dos Correios sobre como endereçar a correspondência.

Até o momento, três clientes estão usando o serviço. O primeiro é a CTD, empresa de impressões do grupo Sispro, que usa a tecnologia para acelerar a impressão de contas em relação ao mecanismo tradicional de impressão PDF a PDF.

“A CristalTec está em busca de parceiros que possam fazer a coisa acontecer”, resume Fernandes, sem dar maiores detalhes sobre as metas comerciais do negócio.