INOVAÇÃO

Cubo Itaú lança programa de descarbonização

Projeto é voltado a startups com soluções para reduzir emissões de carbono nas indústrias.

16 de outubro de 2025 - 09:35
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Cubo Itaú, ecossistema de inovação ligado ao banco, irá lançar um programa voltado a startups de base científica e tecnológica para o desenvolvimento de soluções voltadas à descarbonização industrial, em co-realização com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

Com inscrições abertas até o dia 17 de outubro, o programa tem como parceira a Emerge Brasil, organização que atua na conexão entre ciência, mercado e capital.

Denominado D4iD – Deep Techs for Industry Decarbonization (Deep Techs para a Descarbonização da Indústria), o programa visa conectar startups, grandes empresas, investidores e especialistas para encontrar soluções capazes de reduzir as emissões de carbono nas indústrias.

O programa tem como objetivo atingir quatro frentes: Transições Energéticas, Infraestrutura de Baixo Carbono, Mobilidade e Logística de Baixa Emissão e Agronegócio Regenerativo e Bioindustrial, tendo a Bioeconomia como tema transversal.

O D4iD contempla cinco etapas: o mapeamento e seleção, para identificar startups alinhadas às diretrizes; a imersão e a pré-aceleração, com discussões de temas estratégicos e propostas de projetos aderentes ao programa; e a aceleração, voltada a reduzir riscos tecnológicos por meio de provas de conceito.

Definidos os conceitos e projetos, são dadas sequências às duas etapas finais: internacionalização, com participação no roadshow na Alemanha, durante a Hannover Messe 2026, e finalização com a presença em eventos e fóruns importantes sobre o tema, como o Encontro Econômico Brasil-Alemanha e a Semana do Clima 2026.

Durante as etapas, o Itaú e empresas líderes dos setores irão contribuir com conhecimentos técnicos, desafios reais e oportunidades de colaboração para as startups participantes.

“Com o D4iD, o Cubo se posiciona como plataforma de conexão entre ciência, mercado e sustentabilidade, estimulando o desenvolvimento de tecnologias que podem redefinir a competitividade da indústria brasileira”, afirma Jana Brito, especialista ESG do Cubo Itaú.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é uma entidade que representa oficialmente a economia alemã no Brasil desde 1916, com atuação na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Inaugurado em 2015 pelo Itaú Unibanco, em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú tem mantenedores como Dasa, VLI, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, ConectCar, iCarros, Bike Itaú, Vec Itaú, Wilson Sons, Saint-Gobain, TIM, Stellantis e NTT Data Brasil.