.png?w=730)
Grupo D’avó possui dez hipermercados, 12 drogarias, cinco postos de combustíveis e um shopping (Foto: Divulgação)
O grupo D'avó, uma rede de supermercados com atuação em São Paulo, adotou a solução de pagamentos por reconhecimento facial da Payface, startup catarinense em alta no meio de pagamentos por biometria.
Inicialmente, a tecnologia estará disponível somente para a unidade D’avó Oratório, localizada na Vila Industrial, em São Paulo. No próximo ano, a expectativa é expandir o projeto para todas as lojas, chegando a mais de 170 mil clientes ativos.
Nesta primeira fase, a implantação do sistema foi adaptada para o modelo de negócio da rede supermercadista, que possui um fluxo diferente: a operação de checkout é dividida em duas ilhas, sendo uma delas de scan, onde os itens da compra são processados, e uma de pagamento, onde o cliente paga as compras.
“Neste primeiro momento, a Payface será instalada apenas na ilha de scan, onde identificará o consumidor do Clube D’avó no uso do cupom fiscal. Posteriormente, nossa tecnologia será implantada na ilha de pagamentos. Desta forma, a solução atenderá, com perfeição, ambos os fluxos”, explica Eládio Isoppo, CEO da Payface.
Para utilizar a solução de reconhecimento facial, o cliente deverá fazer seu cadastro no aplicativo da Payface e optar por e identificar apenas com o rosto.
Segundo a empresa, a tecnologia irá permitir uma identificação mais rápida, pois dispensa a apresentação de documentos, como o CPF, para realizar a identificação no checkout.
"Encontramos na Payface uma oportunidade de aprimorar os cuidados com os nossos clientes, de modo que os mesmos sintam-se valorizados ao vivenciar uma experiência de compra rápida e menos burocrática", afirma Márcio Mota de Avó, diretor de facilidades da rede D’avó Supermercados.
Fundada em 1983, o Grupo D’avó possui dez hipermercados, 12 drogarias, cinco postos de combustíveis e um shopping, atuando no estado de São Paulo.
Atualmente, a companhia conta com mais de 830 funcionários listados em seu LinkedIn.
A Payface foi fundada em 2018, em Florianópolis, e conecta por biometria facial o rosto de cada usuário com diferentes meios de pagamento, como cartões de crédito, private labels, wallets, adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento.
Em 2020, a startup captou R$ 3 milhões em rodada seed liderada pela empresa BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M e a aceleradora Darwin Startups. A fintech também já havia recebido R$ 400 mil da Darwin Startups em 2019.
A startup já tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dois clientes de peso são a Super Muffato, grupo paranaense de supermercados, e a rede St Marche.