
Ricardo de Rose. Foto: Divulgação
Ricardo de Rose, ex-gerente de desenvolvimento de negócios da Tivit para a região Sul do Brasil, acaba de ser contratado como gerente de contas sênior da Lumen com foco no Rio Grande do Sul.
A Lumen é uma tradicional operadora de telecomunicações, que em julho do ano passado vendeu sua operação na América Latina para o fundo de investimentos Stonepeak por U$ 2,7 bilhões, gerando uma empresa com atuação independente na região.
Se não está caindo a ficha de quem é a Lumen, tudo bem: o nome é recente, tendo sido adotado em 2020.
Antes, se chamava Century Link, uma gigante do setor que comprou a concorrente Level 3 por US$ 25 bilhões em 2017.
A empresa tem o carro chefe em conectividade, mas também oferece computação de borda (edge computing), segurança, colaboração e arquitetura de aplicações em nuvem.
Rose é um profissional conhecido no Rio Grande do Sul, onde chegou a presidir o GU CIO-RS, grupo que reúne gestores de TI de grandes empresas do Rio Grande do Sul entre os anos de 2008 e 2009.
Até o começo de 2016, De Rose estava no Zaffari, onde chegou a comandar a área de logística da rede supermercadista gaúcha.
De Rose fez carreira na Epcos, tendo entrado na empresa ainda em 1989, quando ela se chamava Icotron.
Ao longo do período, o executivo desempenhou diversas funções na área de TI, incluindo, entre janeiro de 2007 e junho de 2011 a gerência conjunta das áreas de TI e Logística da empresa.