TRAZ O LIMÃO

Diageo compra Ypióca por US$ 470 milhões

Cachaça responde por cerca de 80% da indústria brasileira de bebidas destiladas e torna-se trunfo entre emergentes para produtora do Johnnie Walker.

28 de maio de 2012 - 13:55
Divulgação, Clint/Flickr

Divulgação, Clint/Flickr

O grupo britânico de bebidas Diageo – produtor do uísque Johnnie Walker e da vodca Smirnoff – comprou a fabricante brasileira de aguardente Ypióca por US$ 470 milhões (R$ 940 milhões).

Com o acordo, anunciado nessa segunda-feira, 28, a empresa britânica aumenta sua presença em mercados emergentes, ao mesmo tempo em que briga por um maior espaço em tequila.

Os planos da empresa envolvem ter metade das suas vendas em mercados emergentes até 2015.

Recentemente, a companhia londrina investiu em negócios como a Mey Icki (Turquia) e ShuiJingfang (China) para aumentar as vendas nesses países, que atualmente respondem por quase 40% do total da Diageo.

A Ypióca é a terceira maior marca do mercado de cachaça e líder de um segmento de rápido crescimento dessa bebida: o premium.

Segundo a agência Reuters, a companhia, fundada em 1846 e com sede em Fortaleza, emprega cerca de 3,2 mil funcionários e tem cinco fábricas no país.

A cachaça responde por cerca de 80% da indústria brasileira de bebidas destiladas.

O grupo britânico não deu números exatos de lucro para a companhia brasileira. Estima-se, no entanto, que a Diageo tenha pago 19 vezes o Ebitda pelo negócio,  e uma margem Ebitda de 25% nas vendas anuais, de 60 milhões libras.