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Digg é vendido a preço de banana?


13 de julho de 2012 - 10:47
Kevin Rose, ex-startup star, hoje gerente no Google. Foto: flickr.com/photos/jdlasica

Kevin Rose, ex-startup star, hoje gerente no Google. Foto: flickr.com/photos/jdlasica

Outrora um hit da internet, o Digg foi vendido por uma fração - talvez 90 vezes menor, segundo relatos da imprensa - do investimento de US$ 45 milhões obtido junto a investidores há alguns anos.

A venda foi feita, por um valor não revelado, para a Betaworks, empresa de investimentos e mentoring por trás de projetos como o encurtador de links Bitly.

Fundado em 2004, o site funcionava como um agregador de conteúdos da internet, rendia milhares de acesso aos links presentes em sua página inicial e chegou a até criar um verbo, o “dugg” (algo como “diggar”), na mesma linha do que aconteceu depois com o "Curtir" do Facebook.

Kevin Rose, que fundou a empresa aos 27 anos - com cara de 18, diga-se - chegou a estampar a capa da revista Business Week, sob a manchete: "Como esse garoto ganhou US$ 60 milhões em 18 meses".

O que parecia mais um caso de startup de ignição a todo vapor, acabou em queda meteórica.

Idos os bons tempos de 2006 a 2008, quando o site recebia 10 milhões de visitas por dia e o Google chegou a oferecer US$ 200 milhões pela empresa, a era das redes sociais começou.

Aos poucos, outras ferramentas de compartilhamento de links - como Reddit, Facebook, Twitter e o Google - foram ocupando o lugar do Digg.

Em 2010, Rose, agora com 33 anos de idade, deixou o cargo de CEO da empresa para, cerca de um ano depois, deixar o quadro de vez, dedicando mais tempo ao Milk, uma startup de desenvolvimento mobile.

Desde março desse ano, Rose e seus colegas de Milk estão no Google. Ele atua como gerente de projeto senior.

Enquanto isso, o Digg, diz o jornal Financial Times, está nas mãos dos investidores.

O futuro segue incerto.

Segundo a publicação, Matt Williams, novo CEO da empresa, já remanejou parte da equipe do site para o Washington Post, após uma negociação cujos valores não foram revelados.

Não foi revelado o que será feito com a tecnologia desenvolvida pela startup. O valor também não foi aberto. Segundo o jornal Wall Street Journal, porém, é de US$ 500 mil. Em entrevistas a outros sites, no entanto, o CEO do Digg declarou que o valor é significativamente maior, e inclui dinheiro e outras formas de capitalização.

Segundo o site TechCrunch, o valor total das vendas de ativos, o que inclui compradores como Washington Post e o LinkedIn, foi de US$ 16 milhões.

Cerca de um terço do investimento inicial e 12 vezes menor que o valor oferecido pelo Google há quatro anos.