por Espetto Carioca

Direto ao ponto: como recuperar arquivos apagados acidentalmente no computador

23 de dezembro de 2022 - 08:12
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Muitas pessoas conhecem o frio na barriga: ao usar o computador para finalmente imprimir a versão final do TCC, copiar aquele relatório importante da empresa, anexar o comprovante no email ou compartilhar a melhor foto em família nas redes sociais… e se deparar com a falta do arquivo. 

Seja acidentalmente esvaziando a lixeira sem checar quais arquivos ainda estavam por lá, apagando a pasta errada, perdendo acesso ao login de uma conta importante ou por ataques de vírus como o ransomware, a verdade é que nossos documentos digitais são extremamente convenientes mas, em muitos casos, tão vulneráveis quanto o papel.

Se você perdeu um arquivo importante e está desesperadamente buscando o que fazer, não se preocupe, usando ferramentas disponíveis em qualquer PC com Windows 10 ou Windows 11 é possível recuperar até mesmo arquivos que já foram deletados de seu laptop ou computador. Confira. 

Prevenção ainda é o melhor remédio

Antes de qualquer coisa, o alívio: é possível, sim, recuperar arquivos que já foram apagados no computador. No entanto, o método não é perfeito e pode levar um tempo considerável, além disso, fatores como o número de arquivos apagados, o tipo de disco rígido utilizado, e até mesmo a sorte durante o uso do computador afetam o resultado final.

Por isso, prevenir a perda acidental de arquivos ainda é a melhor forma de economizar tempo, evitar dores de cabeça, e garantir que nunca perderá dados importantes.

Existem algumas etapas simples, porém efetivas, que criam uma “higiene digital” e garantem a eficiência de tempo e segurança com seus dados:

  • Use serviços de backup em nuvem: programas como o Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox podem realizar automaticamente cópias de todos os arquivos no computador, possibilitando seu acesso mesmo quando são deletados. É importante criar uma senha segura e usar um gerenciador de senhas, para garantir a segurança da pasta na nuvem e evitar o tempo perdido recuperando uma senha esquecida como mostra a pesquisa da ExpressVPN.
  • Ative o Windows Defender ou outro software de proteção contra malware: vírus de computador estão constantemente alterando seu objetivo, e atualmente o Brasil é vítima de um verdadeiro surto de ransomware. O ransomware é um tipo específico de vírus que bloqueia o acesso aos documentos armazenados no computador, e exige um pagamento para devolver os dados. O programa antivírus nativo do Windows, o Microsoft Defender, é capaz de reconhecer a ameaça e está disponível gratuitamente no aplicativo de configurações do computador. 

Recuperando arquivos apagados no Windows

Quando um arquivo é apagado no computador seus dados não são imediatamente perdidos, na realidade, aquele fragmento do sistema de arquivos é apenas marcado como “livre” para que outros dados sejam escritos por cima.

Por isso, se um arquivo foi apagado sem querer, é importante parar imediatamente de adicionar novos arquivos no computador, suspender a instalação e atualização de outros programas, e apenas realizar o mínimo possível de procedimentos para recuperar os dados.

Para começarmos a recuperar os dados, iremos utilizar a ferramenta de recuperação de arquivos criada pela própria Microsoft para o Windows 10 e Windows 11: o Windows File Recovery. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja Windows Store e oferece toda a gama de recursos necessários para recuperarmos nossos dados.

O programa não possui interface gráfica, ou seja, é necessário usar seus comandos através do prompt de comando do Windows. Mas não se preocupe, o guia oficial da Microsoft ilustra o processo detalhadamente, para que até usuários com menos conhecimentos técnicos consigam realizar um dos três procedimentos: 

  • Modo Default: Para documentos apagados nas últimas 24 horas, e armazenados no mesmo disco que a instalação do Windows, o modo Default é capaz de recuperar os dados rapidamente e de forma completa.
  • Modo Signature: Útil por sua eficiência na recuperação de dados em cartões de memória, pendrives, discos externos e outras mídias removíveis, formatadas em FAT32 ou exFAT..
  • Modo Sector: O modo sector é a opção recomendada para discos rígidos adicionais e para arquivos que tenham sido apagados há mais de um dia, sendo até mesmo de encontrar dados após uma formatação acidental.

Com o modo selecionado e o caminho dos arquivos definido, basta iniciar o escaneamento e aguardar o processo sem utilizar o computador. O programa encontra e recupera os dados de forma automática. Em caso de danos físicos ao disco, por exemplo após uma queda acidental, soluções baseadas em software podem não ser suficientes.

Nesse caso, ainda não é necessário desistir, mas será preciso encaminhar o computador para uma assistência especializada na recuperação avançada de dados. Nesse caso, um técnico irá desmontar a unidade de armazenamento e recuperar manualmente as informações. De todo modo, é importante não entrar em desespero e tentar mais de uma vez - e no futuro, backups em nuvem e proteção para contas ajudam a nunca mais passar pelo susto de perder um arquivo importante.