(1).jpg?w=730)
Samanta Oliveira é a nova líder do Comitê de Proteção de Dados da ABO2O. Foto: divulgação
Samanta Oliveira, head de privacidade de dados do Mercado Livre Brasil, é nova líder do comitê de proteção de dados da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O).
Oliveira ingressou na empresa de e-commerce há pouco tempo, em agosto deste ano, mas é uma executiva experiente no assunto privacidade e proteção de dados.
Até então, a profissional era gerente de governança de dados e privacidade do Banco BV, além de ser DPO da DataLand. Ao longo de 13 anos de carreira, também passou por empresas como Microsoft, Uol, Neoway e Unico.
Graduada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Oliveira é pós-graduada em processo civil pela PUC-SP e cursa mestrado na área de tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além disso, a executiva é certificada como Data Protection Officer pelo European Center on Privacy and Cybersecurity e em Cybersecurity: Technology, Application and Policy pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).
Na ABO2O, a especialista tem como principal objetivo contribuir nos debates, consultas e audiências públicas relacionados à proteção de dados, privacidade, inteligência artificial e temáticas de governança de dados junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.
“Desejamos fortalecer nosso ecossistema para atração de investimentos na tecnologia em nosso país. Para isso, é necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação”, afirma Oliveira.
A ABO2O reúne mais de 150 associados, entre eles: Mercado Livre, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, B2W, Rappi, Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Banco Carrefour, Hash, PayU, 4all, Adiq, PaySmart e Banco Inter.