MENSAGENS

Drogaria Araújo: atendimento via WhatsApp

Projeto da Take Blip possibilita a compra de 10 mil itens pelo app.

22 de dezembro de 2022 - 08:45
A Drogaria Araújo possui mais de 300 lojas. Foto: Divulgação

A Drogaria Araújo possui mais de 300 lojas. Foto: Divulgação

A Drogaria Araújo, rede de farmácias com mais de 300 lojas em Minas Gerais, começou a atender pelo WhatsApp, em um projeto entregue pela Take Blip, empresa de sistemas de mensagens e chatbot.

O projeto, desenvolvido em dois meses, permite que clientes naveguem pelo catálogo da empresa diretamente no WhatsApp, com mais de 10 mil itens. Os pedidos, então, são entregues em 90 minutos após a confirmação da compra.

Segundo a Araújo, a empresa é uma das primeiras do segmento farmacêutico a atender pelo WhatsApp. 

Atualmente, o pagamento de compras direto no app do WhatsApp Business ainda não é possível, mas a expectativa é que a função seja lançada em breve. 

Após realizar a escolha do produto, forma de recebimento e preenchimento dos dados pessoais, o cliente recebe o link de pagamento.

A primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araújo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento.

Com o novo canal de atendimento, a expectativa é de que as vendas ultrapassem a marca de R$ 1 milhão já no primeiro ano de uso.

“Estamos inovando mais uma vez com as vendas por WhatsApp, certos de que a digitalização no atendimento é um importante passo para alcançarmos o nosso objetivo, de manter o crescimento sustentável tendo como base a inovação e o pioneirismo, características que tornaram a marca uma referência no mercado” diz André Giffoni, diretor de estratégia digital e clientes da Drogaria Araújo.

Há mais de 100 anos no mercado, a Drogaria Araújo tem sede em Belo Horizonte e está presente em 50 cidades do estado de Minas Gerais. 

Além das mais de 300 lojas, possui um laboratório de manipulação e e-Commerce, atendendo a 50 milhões de clientes por ano.

A Take Blip, fundada em 1999, conta com 1,3 mil funcionários e cerca de 3 mil clientes em mais de 25 países, incluindo nomes como Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.

Em junho deste ano, a empresa recebeu um aporte em rodada série B de US$ 70 milhões, cerca de R$ 877 milhões na cotação atual, do Warburg Pincus, fundo global de private equity.