
Silvio de Carvalho, CEO da Olhadela. Foto: divulgação
Com a oferta de apenas um produto por dia, a startup Olhadela lança no mercado um modelo de negócios bem incomum no e-commerce.
A empresa, que já tem 200 mil clientes e em 2013 almeja atingir 900 mil, ficou um ano em fase de testes, antes do grande lançamento.
Testado e aprovado, o modelo funciona assim: todos os dias, à meia-noite, horário que mais rende acessos, um produto novo é anunciado nas três categorias do site: casa, gourmet e estilo.
No dia seguinte, as ofertas dão lugar a novas, sem manter o produto anterior no catálogo.
De acordo com o CEO da empresa, Silvio de Carvalho, essa proposta é possível com parcerias junto a fornecedores que têm produtos sobrando e logo precisam dar lugar a novidades.
“Consideramos que nosso modelo é também um canal alternativo para a indústria, pois podemos fazer a queima de estoque para essas empresas. E o consumidor, em média, paga um valor 25% abaixo do mercado”, afirma Carvalho, que há dois anos deixou de ser executivo de banco para se dedicar ao projeto.
No início deste ano, a startup fez uma parceria com a consultoria e estruturadora de negócios BSSynergie, de Leonardo Elia Soares e Henrique Bellucio, da qual recebeu aportes não revelados.
No modelo de captação, a Olhadela precisa responder à 12 associados investidores.
O grande grupo de “sócios” não preocupa Carvalho, que diz responder bem a cada um deles em uma espécie de governança corporativa. Mensalmente, são realizadas reuniões em formato de conselho.
“Desta forma, captamos dinheiro fora dos tradicionais fundos. Entregamos relatórios completos todos os meses para deixá-los tranquilos”, brinca. A parceria conta com executivos de áreas variadas, como jurídica tributário e de estruturação de projetos.
FILOSOFIA DIFERENCIADA
O executivo conta que a proposta surgiu pela percepção de que o e-commerce brasileiro não tem modelo semelhante.
A empresa se baseia nos princípios do conceito do Paradoxo da Escolha, na qual teoriza-se sobre as consequências do excesso de opções oferecidas ao consumidor, que acabam por bloqueá-lo na compra.
Elaborada em 2004 pelo psicólogo Barry Schwartz, a ideia afirma que é preciso facilitar as escolhas do cliente com ofertas mais pontuais.
“Não somos um site de compra coletiva. Observamos o que agrada o cliente e também sempre detalhamos o produto para que não haja frustração”, explica.
Com uma equipe de 12 pessoas, antes de enviar para o comprador a empresa faz uma seleção, revisão e triagem de qualidade dos produtos.
“Um dos produtos que nos surpreendeu pelo grande número de compras foi um megafone. Dificilmente alguém tem aquela necessidade, mas compram porque apresentou bom preço e uma boa comunicação nas redes sociais”, acredita.
Para realizar a entrega em todo o Brasil, a Olhadela tem uma parceria com a Total Express, empresa de logística de distribuição do Grupo Abril.