ENERGIA SOB CONTROLE

Elipse E3 automatiza subestação da Chesf


10 de agosto de 2012 - 13:12
Chesf: energia monitorada com E3.

Chesf: energia monitorada com E3.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), controlada da Eletrobrás que reúne 14 hidrelétricas e 98 subestações, implantou o software E3, da porto-alegrense Elipse, para automatizar a subestação Paraíso, localizada em Santa Cruz-RN.

O Elipse E3 é utilizado para monitorar e controlar os equipamentos e processos realizados na planta, que interliga as cidades de Campina Grande-PB, Natal-RN e Açu-RN.

No projeto, a ESC - Engenharia de Sistemas de Controle foi responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema, que atua sobre uma estrutura de dois servidores Hot-Stand-By, cada um rodando em um computador, e outro adicional, com licença de Viewer e Studio.

Ambos os servidores ficam na sala de comando da subestação, de onde os operadores acessam o E3 para controlar vãos, alarmes e variáveis de campo em tempo real, o que dispensa o deslocamento.

Com o supervisório da gaúcha Elipse, é possível visualizar o status das chaves-seccionadoras, disjuntores, relés de bloqueio e religamento, efetuando comandos sobre os mesmos.

Além disso, o software permite inserir cartões de restrição operativa e não operação, com o que os operadores identificam que equipamentos precisam de reparos e os que já estão em manutenção.

Controle sobre a chave de seleção de nível da subestação é outro recurso disponibilizado pelo software.

Isso permite decidir de qual central de operações partirão os comandos: da sala de comando em Santa Cruz, ou do centro regional de operações da Chesf, em Recife.

O E3 também permite controlar as chaves de transferência, entre disjuntores, de níveis de tensão.
Leitura de tensão, corrente e potência mensuradas pelos relés da subestação, além de sistema de alarmes para coibir a presença ou agravamento de eventuais problemas são recursos complementares da solução.

Empregando cerca de 5,6 mil funcionários, a Chesf produz cerca de 10,6 mil MW de energia por meio de todas as 14 hidrelétricas componentes.

Já a Elipse Software tem sede em Porto Alegre e filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Há também duas filiais internacionais, nos EUA e Taiwan, por meio das quais a Elipse vende para países como Alemanha, Índia, Rússia, Suécia, Argentina, Chile, entre outros.