NAS ALTURAS

Embraer estuda lançar aeronave de grande porte

Especializada em jatos regionais, brasileira pretende competir com Boeing e Airbus.

02 de maio de 2024 - 11:00
O maior modelo da brasileira possui 146 assentos, enquanto o menor da Boeing conta com 172 (Foto: Divulgação)

O maior modelo da brasileira possui 146 assentos, enquanto o menor da Boeing conta com 172 (Foto: Divulgação)

A Embraer, fabricante brasileira de aviões, estaria estudando a criação de uma aeronave comercial de grande porte, para competir diretamente com a Boeing e com a Airbus.

O furo é do The Wall Street Journal, que afirma que o projeto está em sua fase inicial. A previsão é que tudo seja concretizado a partir do final de 2025.

Criada em 1969, a Embraer é hoje a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, com mais de oito mil aeronaves entregues.

Apesar disso, a empresa se especializa apenas em jatos regionais, ou seja, que estão limitados a voos de curta e média distância com aeronaves de pequeno porte.

O maior modelo da brasileira possui 146 assentos, enquanto o menor da Boeing, por exemplo, conta com 172.

A ideia é que a iniciativa possibilite à companhia se equiparar ao Boeing 737 Max e com o A320 da Airbus.

A linha 737 Max é uma família da Boeing que proporciona às companhias aéreas maior economia de combustível, emite 350 mil toneladas a menos de CO2 e tem capacidade de voar mais de 3,5 mil milhas náuticas, cerca de 6,5 quilômetros.

Já o A320 acomoda até 220 passageiros em duas fileiras de assentos, com alcance de até 12 mil quilômetros. 

Segundo o The Wall Street Journal, no momento, a Embraer está se dedicando a avaliações técnicas e considerando possíveis parceiros financeiros, fornecedores e fabricantes.

Como lembra o Brazil Journal, entretanto, a operação é arriscada: o desenvolvimento de novas aeronaves consome dezenas de bilhões de dólares e podem levar décadas para entrar no mercado - se conseguirem.

Há 55 anos no mercado, a Embraer conta com mais de 18 mil empregados, com unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, África, Ásia e Europa.